Base nacional comum curricular – um norte para a educação brasileira
Professora Luiza
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador que define o conjunto de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas com os alunos ao longo da Educação Básica (do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio). Visa indicar conhecimentos e competências para que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Em outras palavras, a BNCC apresenta uma proposta curricular a ser adaptada as diversas realidades dos municípios e redes de ensino, respeitando as exigências mínimas que ela apresenta. Para que a BNCC, de fato, comece a ser aplicada em 2018 (como é o esperado), as redes de ensino deverão se organizar para uma adequação de seus currículos, respeitando o mínimo de 60% do que essa nova proposta oferece. Alguns municípios já iniciaram seus trabalhos e têm reunido professores e gestores a fim de estudarem o documento e por meio dessa reflexão coletiva, (re) definirem suas propostas. Podemos dizer que se trata de um replanejamento em alta escala, o que vai exigir seriedade, compromisso, dedicação e entendimento de todos os que estão envolvidos direta ou indiretamente com a educação.
A BNCC vem de certo modo desafiar a promoção de um ensino igualitário. Desde 1997, quando a Educação Brasileira passou a respeitar Diretrizes norteadoras (Parâmetros Curriculares Nacionais), muitas foram as discussões e ações em busca de adequações e resultados. No ano de 2010 a CONAE (Conferência Nacional de Educação) despertou para a necessidade de uma Base Comum ao Ensino Nacional e por esse motivo até o ano de 2012 novas diretrizes nacionais foram apresentadas com intuito de atender essa necessidade. Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) lançou 20 metas que visavam melhorar a educação brasileira. Dentre essas metas novamente havia referência a uma Base Nacional Comum Curricular que começou por fim a ser elaborada no ano de 2015 e chega agora em nossas mãos para que a façamos acontecer.