CidadeColunistasEspeciaisRegião

Um presente para nossas crianças

Glória Piletti

Em termos de passado, presente e futuro, dos três, o mais importante, para uma criança, é o presente. Isto porque ela tem pouco passado e, no futuro, já não será mais criança. Dai a importância, para ela, do momento presente.

Além do momento presente são importantes, também, os presentes do momento. Mas, infelizmente ou, talvez, felizmente, nem todos os pais têm condições de dar a seus filhos os presentes do momento. Todos os pais, no entanto, deveriam fazer um grande esforço para dar aos seus filhos certos presentes que elas mais desejam e necessitam. São presentes que, mesmo as pessoas mais pobres, podem dar aos filhos.

Chegou-se a esses importantes presentes através de um questionário proposto por um grupo de professores e psicólogos europeus a um grande número de crianças de diversos países e continentes. Neste questionário perguntava-se às crianças o que elas desejariam ou esperavam de seus pais. Apareceram montanhas de respostas que analisadas e classificadas resultaram nas seguintes conclusões:

1ª) – Os pais não briguem nem discutam diante dos filhos; 2ª) – Tratem todos os filhos com igual afeto, evitando possivelmente o filho único, que em geral se torna problema; 3ª) – Nunca mintam a uma criança, cuidando dela, sobretudo, dos dois aos cinco anos, época em que se gravam mais as impressões; 4ª) – Os pais sejam intimamente afetuosos e atenciosos um para com o outro, introjetando nos filhos com a sua presença, uma personalidade equacionada; 5ª) – Haja confiança e certa camaradagem entre pais e filhos, incutindo neles responsabilidade para a vida; 6ª) – Os pais recebam bem os amigos de seus filhos; mas não permitam gastos inúteis e além de sua mesada; 7ª) – Não repreendam nem castiguem uma criança na presença de outrem. E indique-se o motivo do castigo; 8ª) – Notem e encorajem as boas qualidades de seus filhos; não salientem as más qualidades ou defeitos; 9ª) – Respondam sempre às perguntas dos filhos conforme as exigências de sua idade; 10ª) – Mostrem sempre aos filhos o mesmo afeto e o mesmo humor, sem demonstrar demasiada preocupação.

 

Comments

comments