João Mello é o novo prefeito de Ibiúna
O médico pediatra João Benedicto de Mello de Neto, o João Mello (PSD), será o novo prefeito de Ibiúna a partir de janeiro de 2017. Com 11.463 votos, Mello foi eleito em uma das eleições mais disputadas dos últimos anos. Mesmo com seus votos não aparecendo no sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual prefeito Fábio Bello de Oliveira (PMDB) foi o segundo mais votado, com 9.459 votos, seguido por Paulinho Sasaki (PTB), que teve 8.773, Professor Eduardo (PP), com 5.111, Carlinhos Marques (PSB), com 4.117, Leandro da LDG, com 1.371, Carlos Ribas, com 1.146, e Elizeu Dias, com 447.
Valdemar Cardoso de Moraes, o Valdemar da Central Veículos (Solidariedade), será o vice-prefeito.
Natural de Ibiúna, João Mello é sobrinho do ex-prefeito Zezito Falci. Foi o vereador mais votado de Ibiúna no ano de 2000. Em 2004, foi candidato a prefeito e ficou em segundo lugar. Em 2008, novamente foi o segundo mais votado. Mudou-se para Sorocaba após o pleito e voltou para disputar as eleições neste ano, sagrando-se eleito.
Câmara terá 06 novatos
Dos 15 vereadores eleitos, apenas 06 foram pela primeira vez: Claudinho Coragem (PSC), Pururuca (PSC), Naldo (PP), Gerson do Gabriel (PPS), Elisângela do Escolar (PTB) e Lino Junior (PSB) são as novidades no legislativo a partir de 2017. O candidato a vereador mais votado foi Paulinho Dias (PR), com 1263 votos. Após ele, Dr. Rodrigo (PRP) com 1.136. Completam os que foram reeleitos, Jair Marmelo (PCdoB), Devanir da Ressaca (PMDB), Abel do Cupim (Solidariedade), Pedrão dá Água (Pros) e Rozi da Farmácia (PTB). Retornam ao legislativo, os vereadores Charles Guimarães (PSL) e Ismael Pereira (PMDB).
O bairro do Residencial Europa terá três vereadores: Paulinho Dias, Ismael Pereira e Lino Junior. O bairro do Gabriel terá dois representantes: Claudinho Coragem e Gerson do Gabriel. A Igreja do Evangelho Quadrangular também terá dois de seus membros na Câmara: Elisângela do Escolar e Lino Junior, que foi eleito com a menor votação, 351 votos.
Da coligação do prefeito eleito João Mello, retornam a Câmara Abel do Cupim e Pedrão da Água, que não são do partido do prefeito, compuseram a coligação.
No Partido Popular Socialista (PPS), três votos tiraram a vaga de Fausto Dourado. Ele teve 538 contra 540 de Gerson do Gabriel.