José Aníbal assume vaga no Senado Federal
O ex-deputado federal José Aníbal está de volta ao Congresso Nacional. Ele tomou posse como senador no dia 17 de maio, terça-feira, tendo em vista que o titular, José Serra, tornou-se Ministro das Relações Exteriores (Itamaraty). Na eleição de 2014, Aníbal foi eleito suplente do Senador José Serra e com a vacância do cargo, assumiu o posto de Senador pela primeira vez.
José Aníbal tem chácara de veraneio em Ibiúna, no bairro da Cachoeira, e costumeiramente está no município, com sua família.
A posse de José Aníbal no Senado foi saudada por seus colegas. O presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), destacou que o novo senador, com sua experiência parlamentar, ajudará o Brasil em diversas áreas, sobretudo, do setor energético. “José Aníbal vai nos ajudar e ajudar o Brasil a encontrar o caminho do desenvolvimento, da justiça social e do entendimento”, afirmou.
O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), disse que, apesar de não ser uma tarefa fácil ocupar a vaga de José Serra, Aníbal tem a mesma competência e perseverança do atual titular das Relações Exteriores.
Histórico
Formado em economia, o novo senador paulista tem ampla atuação e experiência política. Exerceu cinco mandatos de deputado federal, liderou a bancada do PSDB na Câmara por quatro vezes, foi duas vezes secretário de Estado em São Paulo. Esteve à frente da pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, entre 1999 e 2010, na gestão Mário Covas, e de Energia, entre 2011 e 2014, durante o governo Geraldo Alckmin. Elegeu-se presidente nacional do PSDB em 2001. No pleito de 2004, foi o vereador mais votado de São Paulo e liderou a bancada tucana na Câmara paulistana. Atualmente, é presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela, centro de estudos e formação política do PSDB.