Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde orienta sobre a dengue
A Prefeitura de Ibiúna, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, investe para melhor estruturar o Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pelos serviços de combate à dengue no município.
O departamento conta com computadores novos, datashow para trabalhos educativos sobre a dengue, aparelho específico para coleta de água, entre outros equipamentos. A Prefeitura fez aquisição de dois carros, uma doblô e um carro utilitário (estrada), sendo que um deles já realiza trabalhos em bairros e o outro chegará nos próximos dias.
Segundo a V.A.S (Vigilância Ambiental em Saúde) o aumento dos casos de dengue na capital, em Sorocaba e nas cidades vizinhas no primeiro semestre preocupou bastante. Pela primeira vez Ibiúna teve casos de transmissão, embora com um número pequeno comparado com o de outras cidades como: São Roque, Piedade, Mairinque e Alumínio.
“Notificamos 236 casos, dos quais 54 foram positivos para dengue, 36 importados e 18 autóctones (foram contraídos no município de Ibiúna) ”, informa a VAS.
Esses dados servem de alerta, uma vez que no início do ano não havia nenhum caso autóctone e nos meses de janeiro a julho ocorreram casos de transmissão da doença, o que aumenta a responsabilidade de todos.
A única maneira de evitar a proliferação do mosquito da dengue é a prevenção. Mesmo com os trabalhos da Vigilância, todo cuidado é pouco, porém, se cada um fizer sua parte, diminuirá a chance de existir uma epidemia, caso contrário a probabilidade torna-se maior.
A prevenção é a única arma contra a doença
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. Ou não tenha esses recipientes.
8 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 – Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 – Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
11 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.
12 – Lavar com frequência usando água, esponja e sabão, as vasilhas de água e ração dos cachorros.
13 – Lavar duas vezes por semana a bandeja que fica atrás da geladeira.