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Ética na Educação

Glória Piletti

A relação da ética com a educação pode ser considerada sob dois aspectos diferentes, mas complementares: o dos valores éticos e o da educação para a ética. Seja qual for o enfoque, o educador precisa ser um exemplo  de valores e de atitudes éticas para, assim, despertar nos alunos senso e comportamento éticos.Além do comportamento ético, o educador precisa conhecer a si mesmo e estar preparado para mudar. A mudança  pode ser, num primeiro momento, assustadora. Ela, porém, é boa pois  possibilita desenvolver a capacidade  de raciocínio, ajuda na tomada de decisões e torna as pessoas mais resistentes às frustrações da vida. É claro que o professor  precisa conhecer as técnicas de ensino e saber utilizá-las de forma adequada. Essa, aliás, também é uma das exigências da ética.Em relação aos alunos o educador precisa mostrar-lhes o verdadeiro significado de suas necessidades de segurança, de prazer e de poder. E sobretudo, ensinar-lhes a moderação no atendimento a essas necessidades.O efeito mais nefasto de nossas escolas é que seus profissionais transferem para os alunos e suas famílias a razão do insucesso da própria escola. Pesquisa da UNESCO com 17.000 estudantes e 1300 professores mostra que muitos “mestres” culpam o aluno (39%) e seus pais (24%) quando ele repete de ano. Só 1,9% dos professores culpam a si mesmos. E, o que é pior, os alunos introjetam esse fracasso. Em pesquisa com 5 escolas públicas 90% dos matriculados no 4º ano (gente de 10 anos) diziam que se repetisse de ano a culpa seria deles próprios.O aluno, certamente, tem culpa. Mas, seria uma grande falta de ética atribuír-lhe toda a culpa, quando se sabe que boa parte da mesma  é do professor, da escola e do nosso sistema de ensino. O professor,  a escola e os responsáveis pelo sistema de ensino ,  precisam urgentemente aprender que existem erros e que há decisões e comportamentos que podem ter sido corretos no passado mas, agora, já não são apropriados. Por isso, devem ser substituídos por algo melhor que se ajuste às novas demandas. Essa é uma das principais exigências éticas da educação na atualidade.

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