Especiais

Ibiunenses ilustres opinam sobre a situação do município

VOZ DE IBIÚNA perguntou a alguns importantes cidadãos de Ibiúna o que acham da atual conjuntura política, social e econômica do município. Veja abaixo o que responderam!

1- Quais são as suas expectativas em relação a administração do Professor Eduardo?2- Você acha que Ibiúna se encontra estagnada nos aspectos sociais/ econômicos em relação aos municípios da região?3- Quais são os setores mais promissores e os menos promissores da cidade?4- Como você acha que os ibiunenses podem contribuir em prol do município?5- Em sua opinião,  qual é a secretaria mais eficaz e a menos eficaz em termos de prestação de serviços à população?

Eucléia Batista da Silva – Professora

1) As de um autêntico otimista. Otimismo  é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis, como é o caso da atual administração. Esperemos com otimismo, que nosso prefeito, juntamente com a sua equipe sejam capazes de superar  as expectativas e assim, suprir as necessidades da população ( transportes,educação, saúde, segurança,etc).2) Sim. Há uma interdependência  entre desenvolvimento social e economia, visto que, para  as necessidades sociais sejam eficientes, o aspecto econômico tende a ser eficaz. Nesse sentido, a transparência, a honestidade e o comprometimento dos eleitos pelo povo é fundamental. Não esperamos milagres, porém muito trabalho e determinação.3) A Educação e a Cultura é a mola propulsora de qualquer sociedade. É o que diferencia homens de animais.Investir em educação  significa preocupar-se com o desenvolvimento do homem íntegro e integral . É instrumentalizá-lo para o discernimento, a conduta ética, o poder de escolha. Enfim, trabalhar com educação e cultura é resgatar valores e acenar para um futuro promissor.Por consequência, todos os outros setores se desenvolverão.4) Exercendo sua cidadania , autêntica e plena, caracterizada pela inclusão e pertencimento a uma sociedade, fazendo valer seu direito  formal de se organizar, de expressar livremente suas opiniões e interesses, de questionar e participar das decisões que contemplem os interesses coletivos.5) O princípio da eficácia  merece sensível cuidado por tratar-se de importante instrumento de análise  da qualidade dos serviços, fator determinante para atuação da máquina administrativa exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. A “Coleta Seletiva”, a “Cooperativa de Catadores”, a “Campanha de Reciclagem”, o programa “ De Olho no Óleo”, o “Plano Municipal de Saneamento Básico”, entre outros inúmeros benefícios trazidos à sociedade ibiunense, traduz  nossos aplausos à Secretaria do Meio Ambiente.

 

Francisco Moura – Comerciante

1) Acho que o Professor Eduardo terá grandes dificuldades, principalmente nos primeiros anos de governo, tendo em vista que a Prefeitura encontra-se sucateada, sem dinheiro e sem perspectiva de receber novos recursos, dada a grande dívida que seu antecessor deixou com o Governo Federal, com o Fundo de Garantia e INSS. Talvez isso impossibilite a vinda de novos recursos.2) Sim, principalmente pela falta de empregos, visto que nossa agricultura, que é a maior empregadora do município, passa por grandes dificuldades por falta de estradas e recursos. Isso repercute em todos os setores da sociedade, como comércio, saúde, educação. Precisamos urgente de um parque industrial em Ibiúna!3) Turismo, agricultura e comércio são os setores mais promissores da Cidade, pelo grande potencial que Ibiúna têm nesses setores. Os menos promissores são Saúde, Educação e Segurança, principalmente pela falta de recursos disponíveis.4) Fiscalizando, cobrando e exigindo tanto do Executivo, quanto do Legislativo e do Judiciário, ficando sempre vigilantes e atentos a todas as decisões tomadas pelos Poderes, mostrando onde precisam ser mais atuantes.5) Ainda não dá para dizer qual delas é mais eficaz, pelo pouco tempo que o novo governo tem. Agora podemos dizer que as que precisam ser mais eficazes para o município, são: Secretaria da Saúde, Educação, Agricultura, Obras e Segurança.

 

Francisco Edivan Pereira, Sindicato Trabalhadores Rurais

1) Minha expectativa até a posse era muito grande, pois foi eleito por um partido de lutas e é uma pessoa reconhecidamente honesta e inteligente. Mas após a definição de sua equipe de governo senti uma certa frustração, pois acreditava que o critério de escolha não seria político e, sim, pelo mérito reconhecido dos escolhidos. Não consigo ver capacidade para o exercício da função delegada a alguns secretários e diretores.2) Sim, acho, porque não vejo nenhuma ação concreta que promova o desenvolvimento social. Os municípios vizinhos promovem atividades esportivas e culturais permanentes para crianças e jovens, seja com recursos do próprio orçamento ou em parcerias com o governo e instituições privadas. No aspecto econômico é mais complicado ainda, pois a maior geradora de riqueza do município, a agricultura, está abandonada, os produtores rurais estão há mais de 2 anos sem acesso ao crédito por falta de apoio para a regularização de sua atividade.3) No meu entender, um setor promissor é aquele que possui duas características: capacidade para se desenvolver e investidores dispostos a aplicar para que este setor se desenvolva. Entendo que os setores com maior capacidade para se desenvolverem são a agricultura integrada à agroindústria de processamento de alimentos e o turismo rural, ecológico e religioso. Não vejo nenhum setor que seja menos promissor, pois o setor de serviços e o comércio, que são os distribuidores de riqueza, só crescem quando o gerador de riqueza também cresce.4) Podem contribuir participando mais ativamente de organizações sociais, dos debates públicos promovidos tanto pelos órgãos públicos quanto pela sociedade civil, dando idéias e até ajudando na execução de ações, parando de buscar culpados pelas mazelas existentes no município e esperando que os outros resolvam os problemas.5) É muito cedo para responder essa questão, pois se avalia eficiência a partir dos resultados alcançados pela secretaria. Agora, se a pergunta fosse quais os secretários mais capacitados para o exercício da função, já daria para responder, mas não vem ao caso.

 

Netto – Comerciante

1) Minhas expectativas são  grandes, pois estamos torcendo para que Ibiúna cresça , gere renda, tenha segurança , tenha saúde e educação de qualidade, pois os ibiunenses  estão indo buscar isso em cidades vizinhas. 2) Sim , estamos atrasados em comparação a nossa região.3) Hoje um dos setores mais promissores de Ibiúna é a agricultura; abastecemos hoje toda a região , grandes supermercados da cidade de São Paulo e também as cidades litorâneas.O menos promissor e a área da indústria, pois hoje só temos uma de grande porte na cidade.4) Acreditando em Ibiúna, tendo a consciência que é aqui que vivemos e sobrevivemos a cada dia, esperando e se empenhando para que nossa cidade possa trazer uma boa qualidade de vida.5) Na minha opinião, não vejo por enquanto uma secretaria se que destaque ou cause impacto de satisfação a população, mas por enquanto o setor menos eficaz e que deixa a desejar é a secretaria de saúde.

 

Wilson Marcondes, Barbeiro

1) Que Ibiúna progrida e saia dessa mesmice de tantos anos.2) Está estagnada em todos os aspectos. Enquanto todas as Cidades ao redor se desenvolvem, Ibiúna nada consegue que se veja.3) A agricultura é o setor mais promissor, e Ibiúna se mantém graças a ela. Os setores menos promissores são os relacionados ao emprego, principalmente para os jovens. Ibiúna precisa de Empresas que combinem com a condição de cidade turística.4) Participando mais das coisas que acontecem na cidade, cobrando atitude e trabalho dos políticos que foram eleitos, fazendo valer o voto de cada um.5) A Secretaria mais eficaz é a da Educação. Com relação a menos eficaz é a da Saúde, que parece nunca mudar de mãos, e por isso, nunca funciona de maneira satisfatória e na medida que merece o Cidadão de Ibiúna.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments