Ação da Patrulha Náutica apreende barco e redes na Represa de Itupararanga
No último dia (22/9), agentes da Patrulha Náutica Ambiental integrada a Guarda Municipal de Ibiúna, apreenderam redes de pesca ilegais na Represa de Itupararanga, próximo ao bairro Cachoeira, ao lado da Fazenda Santa Isabel. Dois homens foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia do município. Ao todo, foram apreendidas 50 redes, dois remos (madeira e alumínio) e um barco com o motor. Além disso, o proprietário do barco não possuía documento de embarcação, sua inscrição na Capitania dos Portos e à sua licença de pescador estavam vencidas.
Os agentes informaram que, após a prisão em flagrante pelo crime de pesca predatória, todo o material foi recolhido e os homens colocados à disposição da justiça. A fiscalização da pesca predatória tem sido rigorosa pela Patrulha ambiental, tanto é que somente este ano já foram apreendidos 5550 metros lineares de redes, e 675 metros quadrados de tarrafas. E mais, os pássaros que foram recolhidos pelos agentes foram levados para soltura no Parque Ecológico Itupararanga.
A patrulha tem por objetivo intensificar a fiscalização na represa e atender as denúncias relacionadas aos crimes ambientais, como, por exemplo, pesca predatória. Além disso, faz patrulhamentos nos condomínios próximos à represa, orienta os banhistas para evitar afogamentos, e também, condutores de embarcações e motos aquáticas a respeitarem as normas da autoridade marítima.
A ocorrência foi atendida pelos agentes Watermann e Apollo e contou com o apoio dos guardas-civis Munier, Godinho, Osley e Silvano.
Vale lembrar que a Patrulha Ambiental conta com a parceria da SOS Itupararanga, para realizar seus trabalhos.
Qualquer denúncia pode ser feita pelos telefones: (15) 3241-2509 ou 199.