Guardas Municipais são certificados em curso especial de Tripulação e Embarcação
No período de (7 a 18 de julho), oito guardas civis participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço oferecido pela Marinha do Brasil, por meio do 4º grupamento de Bombeiros de Guarapiranga em São Paulo, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Ibiúna.
O objetivo do curso foi para habilitar novos guardas a integrar a Patrulha Náutica do município no serviço de patrulhamento, prevenção e fiscalização da pesca predatória na Represa Itupararanga. O curso abordou temas como: novas técnicas de primeiros socorros e legislação náutica.
De acordo com o comandante da GM, Marcelo Godinho da Silva, 15 guardas compõem a equipe atualmente. “São profissionais que fizeram curso com a marinha e estão habilitados para pilotar embarcações”, destacou o comandante. Além disso, todos foram certificados, concluiu.
Os novos guardas civis habilitados para a função são: o Comandante Marcelo, Godinho, Apollo, Diego, Melo, Osley, Munier e Watermann.
O comando explicou que mesmo contando com 15 GMs, na maioria das vezes o trabalho é feito por uma equipe, que tem amplo conhecimento da represa, bem como os pontos mais críticos onde ocorre a pesca predatória com maior frequência. “O trabalho é realizado, principalmente no período da Piracema (defeso), época da reprodução dos peixes, onde a pesca profissional é proibida, sendo permitido somente o uso de varas, e também na Semana Santa, que há um grande aumento da pesca com redes e tarrafas por pessoas que não possuem licença de pesca profissional”, disse Marcelo.
A patrulha tem por objetivo intensificar a fiscalização na represa e atender as denúncias relacionadas aos crimes ambientais, como, por exemplo, pesca predatória. Além disso, faz patrulhamentos nos condomínios próximos à represa, orienta os banhistas para evitar afogamentos, e também, condutores de embarcações e motos aquáticas a respeitarem as normas da autoridade marítima.
Todo o material apreendido, ou ato ilícito presenciado gera uma ocorrência apresentada posteriormente, à Delegacia de Polícia de Ibiúna.
Vale lembrar que a Guarda Municipal conta com a parceria da SOS Itupararanga, para realizar seus trabalhos e cursos.
Qualquer denúncia pode ser feita pelos telefones: (15) 3241-2509 ou 199.