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O Brasil sob os holofotes do mundo

No dia 12 de junho de 2014 começa a Copa do Mundo no Brasil. O megaevento esportivo tem sido assunto frequente nas mídias nacionais e internacionais. Estas notícias impactam diretamente na Marca Brasil, ou seja, na imagem percebida do país em âmbito global. Em outubro de 2013, o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançou uma campanha publicitária para melhorar a imagem do país no exterior. A ação de divulgação ressalta as belezas naturais do país e a receptividade do povo brasileiro. No entanto, enquanto órgãos governamentais, instituições setoriais e empresas investem para promover os benefícios turísticos e econômicos do país, eventos de violência, descontentamento social, corrupção e escândalos políticos evidenciam o outro lado da moeda.

O jornal francês “Le Monde” no dia 03 de março publicou uma matéria sobre o Carnaval e a Copa no Brasil, observando com preocupação as manifestações; os atrasos e os grandes gastos nas obras para o Mundial e a ineficiência no andamento dos projetos para melhorar a mobilidade urbana e infraestrutura das cidades.  Em reportagem produzida pelo Globo News em 24 de novembro de 2013, uma série de entrevistas com estrangeiros mostra que o Brasil ainda é visto como o país do “Sol, Samba e Futebol”. No entanto, em termos econômicos, de acordo com o jornal UOL Economia, o país caiu 25 posições no ranking que mede o ritmo de crescimento do PIB (produto interno bruto) de 166 países no ano de 2013. A criminalidade também preocupa o estrangeiro. Em dezembro de 2013, o jornal americano “The New York Times” destacou a violência do Rio de Janeiro e os altos preços que serão praticados por hotéis e albergues durante a Copa do Mundo. De acordo com a notícia, moradores de favelas irão alugar suas casas para fãs do evento. A cidade tem apenas cerca de 55.400 camas de hotel para até 300 mil visitantes esperados.

Embora muitas vezes distorcida ou restrita a algum aspecto específico do país, a imagem do Brasil no exterior é influenciada mais pelos fatos e eventos reais do que por construções publicitárias artificiais. Neste sentido, buscar um alinhamento estratégico entre a prática e o discurso é um passo importante para construir uma imagem positiva. Nenhuma sociedade é totalmente ruim ou boa. Existem aspectos positivos e negativos que devem ser articulados de forma coerente para, quando um país estiver sob os holofotes do mundo, ser possível realizar uma análise equilibrada sobre sua verdadeira identidade.

Ana Cristina Piletti

 

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