CidadeDestaquesslider

Juiz propõe projeto para levar justiça até bairros da zona rural de Ibiúna

O Juiz de Direito da Comarca de Ibiúna, Wendell Lopes Barbosa de Souza, foi à Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (11), para propor a criação de um projeto que visa levar a justiça até os bairros da zona rural do município. A intenção do magistrado é levar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas localidades mais distantes da área central, a fim de aproximar o Judiciário, principalmente, daqueles que tem dificuldades físicas ou até timidez de se locomoverem até o Fórum do centro da cidade, mas necessitam de justiça.

Ele pediu o apoio dos vereadores para que viabilizem a disponibilização de uma sala com computador e impressora em cada comunidade. Em seguida, uma equipe composta, inclusive, por um juiz e promotor, vai até o local realizar o atendimento à população em dias e horários específicos.

De acordo com Wendell, tal projeto se faz necessário devido a grande extensão territorial do município, sendo que alguns bairros ficam a mais de 40 km do centro da cidade. “Por mais que tenhamos um sistema de transporte, sabemos das dificuldades que muitas pessoas enfrentam para virem até o centro. Sendo assim, queremos, através do Centro de Conciliação, levar a justiça até aqueles cidadãos que moram em localidades mais distantes. Inicialmente, vamos até as regiões mais populosas, como Verava, Paruru, Campo Verde e outros. Em seguida, passaremos aos menos populosos. Poderemos usar uma escola ou até mesmo alguma sede de associação de amigos de bairro para que o esse trabalho possa ser desenvolvido. Deixo à disposição a diretora do Cejusc para programar com vocês estes atendimentos”, explicou o juiz.

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Abel do Cupim (SOL), agradeceu e parabenizou Wendell pela iniciativa. “O projeto é muito interessante e será de grande valia para nossa população da zona rural, que muitas vezes fica a margem da justiça por dificuldades de locomoção ou até mesmo timidez. Tenho a certeza que a proposta será muito bem aceita pelos demais vereadores. Pode contar com o apoio desta Casa de Leis nesta louvável iniciativa”, declarou Abel.

Sobre o Cejusc

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ibiúna foi criado em setembro do ano passado e visa resolver as discórdias judiciais de forma pacífica e conciliadora. O órgão já funcionava em São Paulo e em diversas outras cidades do Brasil e ficou mais conhecido com a série “O Conciliador”, no programa “Fantástico” da Rede Globo. A intenção é promover a conciliação entre as partes sem custo algum para elas, por meio de um juiz conciliador, que também é um voluntário da comunidade.

Fonte: Jornal do Povo

 

 

Comments

comments