DestaquesEducação

Alunos da S.O.S Itupararanga elaboram diagnóstico ambiental

Conhecer as riquezas naturais, as diferentes paisagens e os problemas ambientais existentes no município de Ibiúna são os objetivos do projeto desenvolvido pelos alunos da SOS Itupararanga.

Através das visitas de campo, entrevistas com a comunidade e registros fotográficos, os alunos estão elaborando um diagnóstico nos bairros localizados ao longo dos Rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, principais formadores da Represa Itupararanga. A dinâmica do projeto permite que os alunos visualizem os impactos e, assim, compreendam como podem ser comprometidas a qualidade e a quantidade das águas da represa, principal manancial de abastecimento público da região. Assoreamento dos córregos, disposição inadequada de lixo e falta de saneamento são alguns dos problemas observados pelo grupo.

Os alunos fizeram um passeio de Catamarã pela Represa Itupararanga, promovido em parceria com o Projeto Olho D´Água, que possibilitou a observação dos diversos tipos de ocupação existentes no entorno do reservatório e levou à reflexão sobre a necessidade de planejamento e fiscalização, essenciais para garantir a preservação deste patrimônio. O aterro sanitário de Ibiúna também foi visitado pelos alunos e foi uma importante oportunidade para conhecerem a destinação de resíduos no município.

 

Comments

comments