‘Nos últimos 4 anos não tivemos gestão’, diz Mário Pires, em entrevista ao VOZ
O prefeito eleito Mário Pires (Republicanos) concedeu uma entrevista exclusiva ao VOZ, no último dia 11. Ele falou sobre suas preocupações em relação ao início do mandato e criticou veementemente a gestão do atual prefeito Paulinho Sasaki (PL). Veja abaixo:
VOZ: Apesar de toda conturbação envolvendo a transição, é possível ter uma noção do atual quadro administrativo da Prefeitura? Qual sua principal preocupação?
Neste momento (11/12), o que me preocupa de forma imediata é a remuneração dos funcionários (salários e 13º, por exemplo), há rumores de que o atual prefeito prefere pagar os empresários fornecedores deixando para trás verbas alimentares. Isso realmente me preocupa porque impacta diretamente no bem-estar dos servidores. Fora isso já temos uma noção (via portais federais e estaduais) que a situação financeira é caótica, revelando que nos últimos 04 anos não tivemos gestão.
VOZ: Ao assumir a Prefeitura em janeiro, qual será a sua principal prioridade nos três primeiros meses?
Evitar que serviços de natureza essenciais e contínuos sofram qualquer espécie de ruptura, já que não me foi permitida realizar uma transição, onde eu pudesse ter conhecimento real dos contratos prestes a vencer. Há casos de paralisação de fornecimento de medicamentos, não pagamentos das Organizações Sociais que atuam no sistema de saúde, por exemplo. Além disso temos que nos preocupar com o lixo por exemplo, já que o serviço de transbordo está paralisando, conforme relatei em minhas redes sociais. Em resumo, não deixar a cidade parar.
VOZ: O fim do governo tem sido bem caótico, com funcionários terceirizados reclamando de salários atrasados e tantos outros desmandos. Qual vai ser a sua postura no início do ano em relação aos atuais fornecedores? Vai cumprir os contratos ou rescindi-los?
Primeiramente entender a real situação de cada contrato e cada fornecimento. Com firmeza e clareza enfrentar com muita tenacidade os desafios dos contratos. Estamos cientes de que vamos encontrar uma cidade devendo para funcionários, fornecedores, estradas rurais sem manutenção e tantas outras situações graves. O que vamos fazer? Trabalhar! Dia após dia para podermos gerir essa cidade de forma colaborativa e gerais mais oportunidades para nosso povo.
VOZ: Faltando menos de um mês para a posse, a população de Ibiúna ainda não sabe quais serão os secretários municipais, exceto o de educação, que já foi anunciado em uma postagem sua nas redes sociais. Quando irá divulgar os nomes da nova equipe?
A equipe está sendo formada com muito critério. Mas quero tranquilizar a população que neste momento o mais importante é garantir que os Ibiunenses tenham serviços no começo do ano, tais como; saúde, transporte, educação, assistência social, entre outros. Por isso, no tempo certo a população terá conhecimento da equipe de governo.
VOZ: Pode antecipar algum novo integrante de sua equipe?
Sim, temos a advogada e professora Claudia Prestes que assumirá a Secretaria de Pessoas com Deficiência. Trata-se de uma profissional com larga experiência e extremamente capacitada para realizar um trabalho ímpar em nossa cidade.
VOZ: Qual será a função do vice-prefeito Naldo Firmino (PRD) na administração?
Naldo Firmino é um grande líder e detêm um espírito de grupo incrivelmente robusto. Assumirá funções administrativas junto comigo e será um braço amigo em nosso governo.
VOZ: No passado, você e o atual prefeito Paulinho Sasaki já foram aliados políticos. Como você vê essa decisão dele em tardar e tentar prejudicar a transição?
Na verdade, o atraso na transição, não me prejudica isoladamente. Prejudica na verdade a própria pessoa que idealizou e concretizou a demora na transição, no caso o Sr. Paulo Sasaki que terá suas atitudes acompanhadas pelo Ministério Público e julgadas pelo Poder Judiciário. Prejudica a população que corre o risco de ter serviços essenciais e contínuos. Obviamente, esperávamos algo mais republicano por parte da atual administração. Mas não é tempo de lamentações, é tempo de ação; transformaremos os desafios em oportunidades e faremos nossa cidade crescer e se desenvolver, pois é na adversidade que descobrimos nossa verdadeira força, venceremos a turbulência.
VOZ: Deixe uma mensagem de fim de ano para a população ibiunense.
Acreditem no poder da mudança e da transformação. Sejamos crentes na força do nosso povo e convido nossa população para ser parte ativa nessa jornada. Meu compromisso com Ibiúna é claro: liderar com integridade, ouvir com atenção e agir com determinação. Este é o momento de construir pontes, não muros; de encontrar soluções, não culpados; de trabalhar em prol do bem comum, não de interesses individuais. Que nosso povo tenha um Natal abençoado e um maravilhoso e prospero ano de 2025, cientes de que dias melhores virão e que transformaremos nossa Cidade de Ibiúna num lugar melhor para se viver.