Seminário mostra caminhos para Aperfeiçoamento da agroecologia, amanha dia 7
O X Seminário Regional de Agroecologia, que acontece no sábado (07/09), será novamente um marco para o município, que é tido no Estado como o berço da Agricultura Orgânica. O objetivo dos organizadores é ultrapassar a marca de 250 participantes registrados no ano passado, com a presença de produtores, sindicalistas, técnicos, estudantes da área e responsáveis por políticas públicas para o desenvolvimento do setor. O evento acontece no Centro Cultural de Ibiúna, a partir das 7h30.
De acordo com o Sindicato Rural de Ibiúna, que está à frente da organização do Seminário, o objetivo é apresentar aos agricultores uma agricultura que ajuda a cuidar do meio ambiente. “O Seminário veio para poder capacitar o agricultor em vez de puni-lo, como acontecia antigamente. O estado procurava multar o agricultor que desmatava, porém, não explicava a ele que ao desmatar uma área, ele estaria tirando o habitat de muitos seres vivos”, explicou Antonio Custódio, representante da entidade.
Além da preocupação com o meio ambiente, o evento tem a intenção de mostrar novos caminhos para a sustentação econômica do negócio agrocológico. Para isso, palestras como “A Colaboração do SEBRAE para a adequação de processos produtivos para certificação dos produtos orgânicos” estão na grade do evento.
O Seminário terá ainda abordagens sobre agricultura orgânica em ambiente protegido, pagamento por serviços ambientais – que têm beneficiado diversos produtores da região -, boas práticas na sustentabilidade da empresa rural, entre outras. A realização será encerrada com uma mesa redonda entre os participantes e um café da tarde.
Inscrições antecipadas: Rua Pinduca Soares, 260 – Centro – Ibiúna. Mais informações pelo telefone (15) 3241-1435 ou (15) 3241-1246.