Prefeituraslider

Transição: Sasaki publica novo decreto e irrita prefeito eleito

A transição entre o atual governo e a nova administração que foi eleita para governar Ibiúna a partir de 2025 não tem sido nada amistosa. Após publicar um decreto, em 17 de outubro, informando que a transição seria autorizada, somente, após o dia 17 de dezembro, o prefeito Paulinho Sasaki (PL) desfez o ato e publicou um novo decreto, autorizando a equipe escolhida pelo prefeito eleito Mário Pires (Republicanos) a ter acesso aos documentos a partir de 4 de novembro.
No entanto, ao chegar à prefeitura no dia 4, o prefeito eleito foi recebido por um servidor que pediu que o documento de início da transição fosse formalizado no setor de protocolos. Na tarde do mesmo dia, Sasaki publicou um novo decreto; mudando, novamente, o início da transição, agora para 2 de dezembro. “A atitude do prefeito Paulinho Sasaki foi unilateral e sem prévio aviso, ou seja, o prefeito ignora o resultado das eleições e está tumultuando o processo de transição, ignorando inclusive os próprios requerimentos do Ministério Público que instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Transição n.º 0281.0000158/2024. Isso é preocupante, pois, como se sabe nossa cidade está em emergência financeira e é justo que a nova gestão tenha acesso aos documentos e números”, disse ao VOZ, o prefeito eleito Mário Pires. “Tivemos uma reunião com o Ministério Público e a justiça será acionada em caráter de urgência, podendo inclusive o prefeito atual responder por crime de responsabilidade”, acrescentou.
Mário Pires e Naldo Firmino (PRD), vice-prefeito eleito, estiveram na prefeitura em 18 de outubro para uma conversa com Sasaki. Segundo os participantes, foi um encontro tranquilo e amistoso. “Pensávamos que a transição seria tranquila, mas pelos atos subsequentes é forçoso concluir que não passou de meras palavras e uma transição transparente não é o foco da atual administração”, protestou Mário Pires.
O prefeito eleito e seu vice disseram que querem saber “a real situação financeira do município, informações sobre contratos, convênios etc, com o intuito de garantir a continuidade dos serviços públicos, mas pelo visto para a atual administração a eleição ainda não acabou”.
Membros da transição
O prefeito eleito escolheu seis pessoas para comporem a equipe de transição de governo. O coordenador dos trabalhos, por parte do governo eleito, será o advogado Clóvis de Oliveira. Dois outros advogados também estarão na equipe: Francisco Roque Festa – conhecido em Ibiúna por ter defendido o ex-prefeito Fábio Bello (MDB) por muitos anos – e Leonardo Hueb Festa. Além deles, o professor Sebastião Latarullo, que foi candidato a vice de Mário em 2020, o contabilista Caio Cesar Godinho Castanho, cunhado do prefeito eleito, e o veterinário Caio Cesar Dolfini, que já atuou como secretário de Saúde em Vargem Grande Paulista.
Por parte do atual governo, Paulinho Sasaki (PL) nomeou Valter Barbosa de Moraes, atual secretário municipal da Fazenda, como coordenador; o secretário adjunto Sérgio Pires de Oliveira, o secretário de Saúde, Valdir Messias de Almeida, a diretora de Recursos Humanos, Bruna Steffany Correa de Oliveira, e a representante da secretaria de Educação, Iraci Pedroso de Oliveira.

Comments

comments