Destaques

A Importância da Agricultura Familiar no contexto Socioeconômico

Para falar da importância da agricultura familiar no contexto socioeconômico é necessário destacar vários aspectos. A agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimento para o consumo interno; é distribuidora de renda, pois sua grande maioria é produzida em pequenas propriedades, causando o menor impacto no meio ambiente e ainda, fortalece a economia local. A região conhecida como cinturão verde da grande São Paulo é composta, em sua maioria, de pequenas propriedades e abastecem grandes centros urbanos.

Outro aspecto muito importante é que desde 2002, anualmente o Ministério do Desenvolvimento Agrário traça o Plano Safra da Agricultura Familiar, com vigência de julho a junho do ano seguinte. O lançamento para a safra 2013/2014 marca os dez anos com avanços significativos nos recursos liberados e nas facilidades de financiamento. Nos últimos dez anos, a renda da agricultura familiar cresceu 52%, o que permitiu que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendessem para a classe média. O segmento é responsável por 4,3 milhões de unidades produtivas – o que representa 84% dos estabelecimentos rurais do país – 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e emprega 74% da mão de obra no campo. (Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário).

A agricultura familiar é um setor estratégico para Ibiúna e para o país. Assim, um conjunto de políticas públicas para o setor contribui para a estabilidade econômica e social, que coloca a agricultura familiar como um dos pilares para o desenvolvimento local e nacional e define um novo lugar do rural. Neste contexto a agricultura familiar de Ibiúna precisa se esforçar mais, para criar um processo de organização para se inserir e usufruir dessas políticas de governo já existente e que poucos agricultores de Ibiúna tem acesso.

Francisco Edivan Pereira – tem origem na agricultura familiar é atualmente Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Ibiúna e Região e da Cooperativa de Credito da Agricultura Familiar – CREDITAG-IBIÚNA

 

Comments

comments