IDEB do município retrocedeu
Professor Eduardo
No último dia 14, o Ministério da Educação divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade da educação básica. No geral, os níveis de aprendizados avançaram em relação a 2021, mas continuam abaixo dos indicadores registrados antes da pandemia de Covid-19.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Brasil conseguiu alcançar a meta 6 – esse índice ficou em 5,8 em 2021. Já a taxa dos anos finais do fundamental ficou em 5, abaixo da meta de 5,5 estipulada pelo MEC. Para o ensino médio, o índice subiu para 4,3 (alta de 0,1), mas ainda abaixo da meta de 5,2.
Quando foi instituído, o indicador possuía metas por escolas, redes e para o país até 2021. O indicador deveria ter sido renovado, mas o governo anterior não construiu um novo modelo. Por isso, os dados do Ideb foram divulgados sem metas para o ano de 2023.
A nota alcançada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo a responsabilidade é do governo municipal, teve um retrocesso para 5,6, enquanto a nota de 2019 foi de 6,0 – o resultado (5,6) é o mesmo de 2015. O retrocesso no índice alcançado pode estar relacionado aos efeitos da pandemia da Covid-19 na educação. Tal resultado se torna um desafio para os postulantes a cargos públicos nestas eleições, uma vez que a revisão de metas certamente será ampliada, e resultados melhores deverão ser alcançados na próxima avaliação, provavelmente para 2025.
Objetivos e ações de planos de governos devem ser revistos, metas municipais devem ser estabelecidas. Uma vez que maus resultados nos anos iniciais, podem trazer problemas nos anos finais e ensino médio, que em nosso município está sob responsabilidade do Governo Estadual. Os conselhos municipais deverão analisar os dados e estabelecer uma melhor interação na busca de resultados.
Do lado dos eleitores, seria interessante cobrar propostas dos candidatos a prefeito. Além de escolher candidatos ao legislativo que sejam ligados à educação ou tenham um verdadeiro comprometimento com o tema.
Uma conjunção de esforços certamente nos ajudará a termos melhores resultados num futuro próximo.