Populares levaram reinvindicações as autoridades na reunião do Conseg
Júlia Tanaka
Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), realizada no último dia 4, as autoridades presentes debateram os principais assuntos relacionados a segurança pública no município. Um morador do bairro do Campo Verde destacou a precariedade da iluminação na estrada municipal, mencionando também o asfalto cheio de buracos que dificultam o acesso dos moradores. Ele reclamou da falta de rondas noturnas da GCM no local e pediu um reforço na segurança, mencionando que a Polícia Militar aparece apenas esporadicamente.
O investigador da Polícia Civil, Reginaldo Pires, informou que recentemente houve uma operação conjunta contra o tráfico de drogas, envolvendo a PM, GCM e forças policiais de São Roque, que resultou na prisão de diversos suspeitos em vários bairros.
Um representante do condomínio Patrimônio do Carmo, presente no encontro, destacou que a portaria principal e o lago do condomínio, visíveis da rodovia Bunjiro Nakao, pertencem a Ibiúna. Ele pediu segurança às autoridades devido aos frequentes furtos e invasões nos tanques de peixes.
Pista de Caminhada
Há cerca de 20 dias, delinquen-tes furtaram os fios subterrâneos que alimentam a iluminação nos postes da pista de caminhada na Marginal, deixando os usuários no escuro. A prefeitura está reinstalando os fios de alimentação, desta vez de forma externa, no alto dos postes, para tentar inibir os ladrões.
Moradores de Rua
Há vários moradores de rua instalados embaixo da ponte sobre o Rio Sorocabuçu, na entrada da cidade, amedrontando os pedestres que passam pelo trecho. Eles também se instalaram na quadra da marginal, próximo ao antigo Mercado Municipal, intimidando quem estaciona veículos nas imediações e pedindo dinheiro, sob ameaça de retaliações. A população pede maior policiamento nesses locais, além da rodoviária e Praça da Matriz.
A reunião do conselho foi presidida por João Kawakami, presidente interino do Conseg. O investigador chefe da Polícia Civil, Reginaldo Pires, esteve representando o delegado Rafael de Medeiros Martins; o Tenente da PM, Nunes, e os GCMs Comandante Moraes e Subcomandante Eduardo também compareceram.
A próxima reunião do CONSEG está marcada para 1º de agosto, na sede da OAB, a partir das 10h. Venha participar e traga suas reivindicações para as autoridades.