Natal: religiosos dissertam sobre o seu significado
A principal festa cristã, celebrada em 25 de dezembro, apesar de ter um enfoque comercial, é, sobretudo, data em que a religiosidade tem de ser exaltada, ao comemorar-se o nascimento de Jesus. Leia o que um padre católico e um pastor evangélico falam sobre a importância da data em uma visão espiritual.
Natal para os cristãos
Pastor Ednaldo Silva
Para nós cristãos, o Natal é uma data de grande importância, pois é dia de celebração, pois acreditamos que Jesus está vivo. Sabemos de que existe grande simbolismo no Natal, Papai Noel, árvore de Natal e muito outros simbolismos nesta data, mas nós cristãos acreditamos que é momento de estarmos juntos com nossa família, um momento de mesa, de comunhão, Kiddush que significa comunhão, aliança, pacto e o que não pode faltar na mesa de um cristão é a celebração da ceia, e na ceia temos alguns elementos importantes como vinho e pão. “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim (I Coríntios 11:25)
Que venha-mos celebrar o Natal com a presença de Jesus em nossa mesa, chame ele para estar em sua casa, convide ele a fazer parte de sua vida. Jesus está vivo! Vamos celebrar a sua ressurreição.
Que a graça e a paz o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos. Amém.
Um feliz Natal a todos.
Pastor Ednaldo é presidente do Conselho de Pastores e Líderes de Ibiúna (Conplei).
O Natal no ponto de vista dos católicos
Padre Omar dos Reis
Para nós, por tudo que temos relatado na Sagrada Escritura e o que os documentos da igreja nos ensinam, Natal é o grande momento de ação de Graças para nós, pois o Verbo se fez entre nós e a promessa do Pai se concretiza, tendo a iniciativa de Deus que vem ao nosso encontro manifestando o seu amor incondicional a nós: o nascimento de Jesus.
É o ponto mais alto da revelação de Deus. É a imagem visível do pai e a manifestação plena de sua glória. O nascer de Jesus é o grande momento esperado. É a condição humana de entender, que este Deus nos mostra o quanto devemos ser simples, irmãos, saber partilhar, despojar de tantas coisas que nos sobrecarrega e concentrarmos mais na vida. O Natal é o ponto de encontro, para que nós possamos discernir que, este Deus nos convida a sermos seus colaboradores, na obra da salvação, multiplicando o seu brilho, a sua dignidade; superando as angustias, os olhares de preconceito, de redução dos valores humanos. É tempo da família, se encontrar, confraternizar e se comprometer em não abandonar aquele que veio, está presente e renovará a sua vinda entre nós. É um tempo de caridade, de busca e uma vida de unidade com a diversidade. Resgatar valores que estavam perdidos por tantas questões ideológicas; é entender que Jesus é a comunhão de todos, independen-temente de raça, cor, poder aquisitivo… espera que todos nós, nos sintamos irmãos e não adversário. Celebrar o Natal é lembrar que passamos os momentos de trevas; mas a luz jamais perdeu seu brilho. É o encanto do novo e seus desafios. É a referência que a paz deve prevalecer em nós e com os outros. Feliz Natal!
Padre da Paroquia São Judas Tadeu, Bairro Verava – Ibiúna