De acordo com a ABIS, onda de calor pode resultar em um aumento de 30% no volume de vendas
Sorvetes e bebidas refrescantes são alguns dos itens mais procurados
Com a proximidade do verão, das festas de final de ano e com o 13º na conta, o brasileiro se sente mais estimulado a sair de casa e acaba gastando mais. De acordo com o IBGE, o setor de supermercados já aumentou 5,6% nas vendas, em comparação com 2022. Os dias quentes aqueceram a venda de sorvetes, além dele, outros itens “refrescantes” também encabeçam a lista dos mais procurados, como refrigerante, água, suco e cerveja.
Mas é o gelado que vem aquecendo a economia, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). O órgão explica que, com a forte onda de calor que atinge o Brasil, as vendas de sorvetes até o final do ano devem aumentar em torno de 30%, em comparação ao último trimestre de 2023.
Segundo Amanda Fernandes, gerente comercial da Rede Bom Lugar Supermercados, os preparativos para a alta demanda de final de ano já começam meses antes, itens como sorvete e bebidas já estavam na lista dessa previsão. “Estamos nos preparando desde final de setembro, pois já sabemos que nessa época do ano, devido às comemorações e confraternizações, o consumo é maior. Fazemos uma análise da tendência do mercado, já temos os históricos dos anos anteriores, porém em cima desses dados acompanhamos as previsões atuais e nos planejamos junto aos nossos parceiros com as compras”, detalha.
Uma grande preocupação das empresas é que devido à alta procura faltem produtos. “Já prevíamos que neste ano o consumo seria maior devido ao calor, já estudamos todo o mix e lançamentos de produtos dentro da categoria, para assim promovermos ações diferenciadas para nossos clientes”, revela Amanda. “Claro que, para garantir o abastecimento, temos grande parcerias com indústrias e já vamos negociando com essa certa antecedência”, completa.