Educação

Parque ecológico Itupararanga realiza importante trabalho de Preservação Ambiental

Preservar a saúde da represa e a mata atlântica, alinhado ao turismo sustentável sempre foi o principal objetivo do Parque Ecológico Itupararanga, segundo o gestor do local, Adalberto Marcicano. Localizado nas margens da represa, na estrada da Cachoeira, km 08, o parque foi criado para que a represa não seja poluída, que a sua área não seja devastada e para que a população desfrute de um lazer consciente e controlado.
Pensando em dar continuidade a esses ideais, foi criada a primeira sala de aula ao ar livre para aulas de Educação Ambiental da região. “Quem seria a peça mais importante para dar continuidade a esses ideais, se não as nossas crianças? São elas que vão comandar as ações em relação a isso, portanto, devem estar preparadas e conscientes de que trabalho e progresso rimam com meio ambiente preservado”, é o que diz Adal. “O futuro das nossas águas e matas dependem da sementinha plantada hoje na cabeça de cada uma delas. Atualmente, no currículo escolar aulas de educação ambiental e mata atlântica são obrigatórios e também há uma enorme necessidade de retirar as crianças da sala de aula e levá-las para um ambiente totalmente inverso onde se aprende brincando e vivenciando”, completa. As visitas são gratuitas.
O parque recebe crianças de todos os lugares e dos diversos setores do poder público e privado. Também é sede de cursos de aulas de sobrevivência na selva. As escolas que tiverem o interesse em participar do projeto é só entrar em contato com Adal, na Academia Vida e Saúde, ou pelo WhatsApp (15) 99693-5344.
O gestor agradece o apoio da Guarda Civil Municipal de Ibiúna, da ONG SOS Itupararanga, da Policia Militar de Ibiúna, do Corpo de Bombeiros do município, da Cetril e, principalmente, ao Dr. Miguel Pacheco, que sede o local para que o projeto seja realizado.

Comments

comments