Prefeitura de Ibiúna promove conscientização sobre ausências nas UBSs
Segundo informações da Prefeitura de Ibiúna, no primeiro semestre de 2023 o município tem registrado melhorias no atendimento de saúde. Uma das iniciativas é a implementação do ‘Faltômetro’ nas Unidades Básicas de Saúde Rurais, com objetivo de reduzir o número de pacientes que marcam as consultas e não comparecem.
Confira os números do primeiro semestre de 2023:
- Bairro Verava: Foram agendadas um total de 421 consultas, incluindo 221 consultas de enfermagem e 200 consultas clínicas. Dessas, apenas 7 pacientes faltaram às consultas de enfermagem, enquanto 62 pacientes não compareceram às consultas clínicas, totalizando 69 ausências.
- Bairro Ressaca: Registraram-se 304 consultas agendadas, das quais 31 foram consultas de enfermagem, com 4 faltas; 53 consultas com ginecologistas e obstetras, com 27 faltas; e 220 consultas com médicos da família e comunidade, com 60 faltas, totalizando 91 ausências.
- Bairro Piai: Foram agendadas 412 consultas com médicos da família e comunidade, com um total de 57 faltas.
- Bairro Lageadinho: Registrou 242 consultas agendadas, incluindo 39 consultas de pediatria, com 9 faltas, e 203 consultas com médicos clínicos, com 36 faltas nesta unidade de saúde.
- Bairro Vargem do Salto: Contabilizou 573 agendamentos, incluindo 439 consultas com médicos clínicos, com 49 faltas; 52 consultas de pediatria, com 12 faltas; e 20 consultas de ginecologia, com apenas 1 falta. Além disso, 62 consultas de enfermagem registraram 26 faltas.
Esses números destacam a importância de lembrar que, sempre que precisar de uma consulta, é fundamental recorrer à Unidade Básica de Saúde mais próxima a você.
O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) também ressalta a importância de comunicar com antecedência caso precise faltar: “É de grande importância que as faltas sejam avisadas com antecedência para que não tomem o lugar de quem realmente precisa”.
Todas essas faltas, se fossem avisadas com antecedência, poderiam ser designadas às pessoas que aguardam na fila por uma consulta. Se for faltar, avise. Sua falta, faz falta!