Saúde

Doenças crônicas e cardiovasculares emergem como desafios de Saúde no Brasil

Thiago Sanches Garcia

As doenças crônicas, como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), câncer, diabetes e doenças respiratórias já representam mais da metade das mortes no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, correspondendo a 54,7% do total de óbitos.
Dentre essas doenças crônicas, as doenças cardiovasculares se destacam como a principal causa de mortalidade, superando até mesmo as mortes relacionadas à COVID-19 em meio à pandemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os principais fatores de risco associados às doenças cardiovasculares estão relacionados ao nível de LDL, ou seja, o colesterol ruim. É importante destacar que o aumento nos níveis de colesterol é frequentemente assintomático, tornando-se evidente apenas quando há comprometimento cardiovascular estabelecido.
Diante da gravidade, é primordial conscientizar a população sobre os riscos associados a essas doenças e promover uma vigilância constante dos marcadores metabólicos e clínicos durante as consultas de rotina. Isso deve ser combinado com mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios, como caminhadas, e o cuidado com a saúde mental.
A conscientização e a ação preventiva são cruciais para conter o avanço dessas doenças crônicas e reduzir a carga que elas representam para o sistema de saúde brasileiro. O compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças deve ser uma prioridade para indivíduos, profissionais de saúde e autoridades, a fim de garantir um futuro mais saudável para todos os brasileiros.

Dr. Thiago é médico cardiologista, atende na Clínica Médica Ibiúna – telefone: (15) 3241-1991 Whats.

Comments

comments