Cidade

Juventude de Ibiúna na JMJ RIO 2013

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma atividade organizada pela igreja católica apostólica romana para e com os jovens. O convite é feito pelo Santo Padre, o Papa, que sempre propõe uma temática especifica aos jovens, para que estes meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo, com a igreja e o compromisso com o evangelho.
“O principal objetivo da jornada é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem; Que ele possa ser seu ponto de referencia constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”. Beato João Paulo II
Como surgiram as jornadas mundiais da juventude?
No “Ano Santo de redenção”, celebrado da semana santa de 1983 à semana santa de 1984, em comemoração aos 1950 anos da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Papa João Paulo II anunciou a instituição da jornada mundial da juventude. No domingo de pascoa de 1984, cerca de 300 mil jovens estiveram unidos ao Papa na Praça São Pedro, no Vaticano. O Papa então convocou a 1ª JMJ para o ano seguinte. A partir daí, em intervalos de 2 ou 3 anos acontece o encontro mundial de jovens.
Para a JMJ do Rio, nossa diocese conseguiu reunir a pastoral da juventude regional e organizar uma semana missionária, com destaques para a missa da abertura da semana, noite de orações, noite cultural, visita ao Asilo, Casa da Criança e famílias carentes e o terço missionário. A semana terminou com uma missa para os jovens que foram participar da JMJ.
Um dos momentos mais emocionantes durante a jornada foi a vigília de oração, que contou com a presença de jovens de diversas Dioceses do Brasil e do mundo, cantores católicos nacionais e internacionais e alguns atores e foi um momento profundo de espiritualidade. Outro momento que emocionou o público de mais de três milhões e meio de pessoas foi a via sacra, na qual os participantes meditaram a via crucis de Jesus. Em cada uma das quinze estações foi feita uma apresentação, encenada desde os caminhos percorridos de Jesus até o calvário e sua ressurreição, demonstrando as dores de Jesus nas do mundo de hoje.
No dia 28 de julho, o Papa Francisco encerrou a JMJ com a missa do envio, deixando uma mensagem para que os jovens assumam suas missões como discípulos e missionários do reino. No final anunciou a Cracóvia, na Polônia, como o local para o próximo grande evento.
Os jovens que participaram de nossa paróquia e os demais jovens de nossa região de São Roque, a partir de já, se preparam a JMJ em 2016 com o pastor sucessor de Pedro, o Papa Francisco. 34 jovens da Paróquia Nossa Senhora das Dores participaram junto com o seu pároco Pe. Antonio Machado.
Pe. Antonio Machado – Responsável pela Pastoral da Juventude – Região São Roque – SP.

Comments

comments