Colunistas

Caminhos tortuosos, destinos esperançosos!

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou o Atlas do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que avalia as condições de saúde, educação e renda dos municípios, estados e nações para indicar quais são as condições de vida em cada lugar. De acordo com os últimos dados (2010), a cidade de Ibiúna apresentou um IDH considerado alto (0,71), com destaque para o fator educação que entre 2000 e 2010 foi o que mais cresceu. Quais são as reflexões acerca da educação que podemos fazer diante deste cenário?
A Educação é um investimento em longo prazo. Ensinar e aprender requer energia, determinação e paciência. Não é diferente em outras áreas do bem estar social. Saúde, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Economia, Segurança, Cultura, Lazer entre outras áreas necessitam de muitos esforços técnicos. Pessoas competentes, habilidosas e com atitude para assumir posições políticas e responsabilidades. É difícil julgar tais áreas ou governantes sem entender o ambiente e o contexto no qual administram um município. O passado de uma gestão interfere significativamente no presente da administração pública e nos esforços empresariais e civis de uma comunidade. Na escola também é assim, a formação anterior influencia no desenvolvimento do aluno, assim como uma gestão eficiente interfere no desempenho e participação dos demais atores da escola: professores, funcionários, pais de alunos, etc.
Desta forma, se os resultados do IDH refletem uma melhora, em especial, na área educacional do município, pode-se afirmar, de modo geral, que houve: 1) Desenvolvimento na formação dos professores responsáveis pela Educação Básica; 2) Ampliação nas possibilidades de acesso e permanência à educação de qualidade em todos os níveis de ensino e; 3) Esforços de diversos setores (público, privado e civil) no sentido de formar e qualificar seus recursos humanos para os desafios do presente.
Cabe lembrar, porém, que há muito a ser realizado. Em relação aos 645 municípios de São Paulo apresentados no ranking do IDH do PNUD, Ibiúna ainda ocupa a 534ª posição, sendo que 533 municípios estão em situação melhor, ou seja, 82,64%. “Podemos caminhar devagar, mas nunca caminhar para trás” como ensinou o sexto presidente americano Abraham Lincoln.

Comments

comments