Prefeitura realizou encontro com o Trade Turístico para destacar os avanços do setor
Para quem não é da indústria do turismo, a palavra trade pode soar com estranheza. Traduzindo, ela pode significar: negócio, comércio, transação, barganha. Ou seja, o trade turístico é o conjunto de estabelecimentos e serviços que atuam como agentes econômicos do setor.
Para mostrar para o setor o que a Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna vem fazendo para o desenvolvimento do turismo, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou o 1º Encontro do Trade Turístico de Ibiúna em meados de julho, no Auditório Municipal ‘Benedito Rui Barbosa’.
A secretária de Cultura e Turismo, Sakura Ishibuchi Nanni, falou sobre a criação Rota Ferradura, das rotas ciclo turísticas: são sete rotas, criação do Distrito Turístico Portal da Mata Atlântica envolvendo mais município, a importância do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) e as diversas ações da prefeitura em prol do setor para que os benefícios se perpetuem em nossa cidade.
“Gostaria de apresentar pra vocês tudo o que conseguimos fazer pensando não só no agora, mas no futuro também. A consolidação do turismo é de degrau a degrau e por muitos anos ele ficou abandonado em nossa cidade. Não temos como pular os degraus que nunca foram dados anteriormente. Mas podemos enxergar um futuro promissor daqui pra frente”, enfatizou Sakura.
Já a presidente do Conselho Municipal do Turismo de Ibiúna (Comtur), Edilene Niebuhr, falou sobre as ações do Comtur em nossa cidade e como vem sendo pautado o trabalho do conselho.
Know-how
José Joaquim Carlassarra, presidente do Comtur de São Roque, também falou sobre o trabalho realizado no município vizinho, que hoje é uma referência nacional em turismo. Ele enfatizou a importância da união dos empresários do setor para fazer com que ele avance. “A união do setor pode trazer avanços incríveis. O turismo em São Roque na Rota do Vinho não nasceu da noite para o dia, é um trabalho de formiguinha que vem sendo construído desde a década de 60. E isso só foi possível com a união dos empresários”, ressaltou.
Também presente no evento, o especialista em estudo de demanda turística Carlos Alberto Leal, ressaltou a importância do trade responder o Cadastur e também de disponibilizar aos clientes e incentivar a responder aos questionários de pesquisa. “Muitas vezes parece incomodo pedir para o hóspede responder o questionário, mas é através dele que vamos conhecer o perfil do nosso turista, saber quem é ele, o que ele procura, o que ele espera e como foi a experiência para podermos saber o que está dando certo e sermos mais certeiro nas nossas ações”, enfatizou.
Durante o primeiro encontro do trade turístico, também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Naldo Firmino (PP), o vereador Lino (PSDB), o secretário de Governo de Tapiraí, Lucas Lopes Figueiredo, que falou sobre os investimentos de turismo do seu município, o empresário Roberto de Camargo March, do Hotel Cordiale, de São Roque, que também falou sobre sua experiência no setor.