Habitação, saúde estradas Confira avanços da administração pública nos seis meses do Governo Eduardo
Em apenas seis meses de trabalho, a atual administração já iniciou diversos projetos atendendo a demanda do município. As ações desenvolvidas nas diferentes áreas têm beneficiado a população, mas, conforme o planejamento do Prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto, Ibiúna ainda receberá muitas novidades.
“A aprovação da lei de incentivos e doação de terrenos para implantação de indústrias é uma conquista do nosso governo. Além de outras, como a recuperação da malha viária e recapeamento da Rodovia Bunjiro Nakao. Estamos inteirados com os governos estadual e federal para a implantação de ETEC Estadual e extensão da ETEC Federal. Também vamos renovar o contrato com a Sabesp, no qual se prevê mais investimentos em água e esgoto”, conta o prefeito.
Na área da saúde, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde está sendo retomado e o trabalho do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) também já teve início. Com relação à habitação, o atual governo tem realizado ações junto a empreendedores na busca de construção de casas na área rural e mais casas na área urbana. Além disso, já regularizou a documentação dos imóveis do Conjunto Residencial Santa Lucia, no qual os moradores não tinham escritura há mais de 25 anos. “Nós estamos trabalhando pelo desenvolvimento econômico do nosso município com sustentabilidade. Buscamos o equilíbrio orçamentário e ampliação da arrecadação”, completa.
Turismo, cultura,
esporte e lazer
Com o título de Estância Turística, a Secretaria responsável pela pasta também tem investido e se dedicado em proporcionar mais opções de lazer e atrativos para os turistas. De acordo com o Secretario de Turismo, Adal Marcicano, a criação do Espaço Cultural e as reformas da Área de Lazer II, Praça do Fórum, Centro Olímpico e Capelinha, além dos bancos colocados na praça da matriz, foram apenas o início de muitas ações que ainda vão acontecer.
Neste primeiro semestre, a Secretaria também criou a Feira de Produtos Orgânicos, localizada no Centro de Informações Turísticas (CIT), na entrada da cidade, em parceria com os produtores. “Conseguimos, ainda, a aprovação de verbas para o término da ciclovia, para o projeto de reurbanização da cidade, para construir uma pista de skate e uma academia de aparelhos de ginástica na Área de Lazer II”, informa Adal, lembrando que já está em fase de conclusão a reforma do Terminal Rodoviário.
Os eventos que aconteceram neste ano, organizados pela Secretaria de Cultura e Turismo, como Carnaval, Aniversário da Cidade, Festa de São Sebastião e Congresso da UEE, o que gerou movimento para o comércio local, foram realizados com orçamento baixo e mínima despesa para o município. “Na área de esportes, fomos representados nos Jogos Regionais 2013 e aqui no município já organizamos o II Torneio de Futebol de Areia, Vôlei de Areia, Pebolim, Campeonato Municipal de Futebol Infantil e Campeonato Municipal de Futebol Máster”.
Está sendo feito o mapeamento das cachoeiras do município, para criação da rota do Ecoturismo do Jurupará, e a manutenção na capela e banheiros em São Sebastião, para a criação da rota do Santuário. “Estamos trabalhando também para a criação do Parque Ecológico da represa de Itupararanga, com área para banhistas, pesca artesanal, trilha ecológica e aulas de ecossistema para crianças do município”, encerra Adal.