EventoEventos

Após dois anos sem festejar, CCEI celebrou 49º Bon Odori

No último dia 17 (sábado), aconteceu o 49º Festival Bon Odori, tradicional evento japonês de Ibiúna. O evento trouxe muita diversão, comida japonesa, danças, música e muito mais – após dois anos interrompida por conta da pandemia. O festival, gratuito e aberto ao público, foi realizado no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI).
Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, estavam o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), o deputado federal Vitor Lippi (PSDB), representante da Frente Parlamentar Brasil/Japão em Brasília, a deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), o presidente da Cetril, Nélio Antônio Leite, o presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste (UCES), Silvio Furukawa, o vereador Lino Junior (PSDB) e o Representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Eguchi Masayuki.
Convidado de honra, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, agradeceu as entidades Nipo-Brasileiras, membros parceiros presentes no evento, a diretoria do CCEI e seu presidente Hirofumi Maeda pelo convite. “É um grande prazer conhecer Ibiúna e a comunidade local, sobretudo de poder compartilhar desse momento de confraternização com as senhoras e senhores”, disse. “Fico muito feliz em encontrar pessoalmente essa comunidade após a pandemia (Covid 19), possibilitando essa retomada de eventos Nikkei, tão simbólicos e tradicionais como o Bon Odori”, completou.
Prestigiaram também o grupo de danças típicas de Botucatu, Piedade, Pilar do Sul, Sorocaba, Mairinque, Capão Bonito e Ibiúna, que contribuíram para o sucesso total do evento.
O Bon Odori é um festival típico da cultura japonesa cujo objetivo é homenagear os antepassados por danças e festividades. A dança é uma das muitas tradições do feriado Obon. O festival, que se tornou típico do mês de setembro em Ibiúna, é realizado anualmente em diversas regiões do Japão.

Comments

comments