Política

Curtas da Política

Outros ‘ibiunenses’
Além dos candidatos que são residentes e eleitores de Ibiúna, há ainda aqueles que tem chácaras de veraneio na cidade e que passam fins de semana e feriados prolongados por aqui. É o caso do vereador da capital Antônio Donato (PT), que também irá concorrer a deputado estadual. Ele é uma das apostas do partido para a Assembleia Legislativa. Donato está em seu quinto mandato como vereador na capital, tendo sido presidente da Câmara paulistana e secretário de governo do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que lidera as pesquisas de intenção de votos para governador de São Paulo. Donato tem propriedade em Ibiúna há quase 15 anos.

José Aníbal
Conhecido dos ibiunenses, por ter propriedade e vir a cidade com frequência, Zé Aníbal é uma das lideranças do PSDB. Histórico no partido, ele irá concorrer, mais uma vez, a deputado federal. Esteve como suplente do senador José Serra (PSDB) e assumiu o mandato em três ocasiões nos últimos anos. Ele era um dos possíveis candidatos do partido ao Senado, mas acabou decidindo disputar a vaga da Câmara dos Deputados, cargo que já ocupou em outras ocasiões.

Vitor Lippi
Não. Ele não tem chácara em Ibiúna. Vitor Lippi (PSDB) foi vereador em Mairinque e Alumínio, antes de ser prefeito de Sorocaba e deputado federal. No entanto, Lippi é o candidato do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e apontado como o parlamentar que mais ajudou Ibiúna desde o início da atual administração. O prefeito parece que irá dividir o apoio dos membros da administração para deputados estaduais, no entanto, federal é Vitor Lippi – quase um candidato oficial do atual governo de Ibiúna.

Mostrar força
O atual prefeito Paulinho Sasaki (PTB) já disputou uma cadeira como deputado federal por duas ocasiões. Em 2014 e 2018. Na última disputa a federal, quase que isolado, Sasaki fez 6.431 votos na cidade. Agora, a missão é de mostrar toda a força e o capital político na eleição de Lippi. No entanto, além de Renan Godinho (PODE), que irá sair a federal, outro que pretende mostrar o prestígio político é o também advogado Mário Pires. Ele não é candidato, mas pretende disputar a prefeitura novamente em 2024. E seu apoio para estadual e federal já tem nome e sobrenome: Gerson Pessoa (PODE) e Danilo Ramos (PL).

Danilo Ramos
Filho do prefeito de Vargem Grande Paulista, o advogado Danilo Ramos é uma das promessas da região – atuou como secretário na administração do pai e é tido como um jovem articulado e um dos mentores do programa tarifa zero, de transporte público na cidade vizinha. Ele pode ser o primeiro deputado federal da microrregião, tendo uma campanha forte em mais de 100 cidades do estado.

Damaris Moura
A deputada estadual Dra. Damaris Moura (PSDB) mantém vínculo com a cidade, por meio de seu assessor Carlinhos Marques, ex-vereador de Ibiúna, que atua com a deputada. Ela foi um dos parlamentares do estado que mais encaminhou recursos para o município, desde infraestrutura, saúde e veículo para transporte de pessoas com deficiência.

Efaneu
Outro nome da região, com vínculo com o município de Ibiúna, é do ex-prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho (PSD). Um dos políticos mais tradicionais da cidade vizinha, Efaneu também é um dos sócios da rede de supermercados São Roque, com duas lojas em Ibiúna. Da região de Canguera, o político tem ligação com a cidade e é uma aposta do partido para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Comments

comments