Hospital pretende realizar até 100 cirurgias por mês
Depois de anos sem realizar cirurgias no Hospital Municipal de Ibiúna, o complexo finalmente foi liberado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba para voltar a fazer as cirurgias eletivas, que são as cirurgias pré-agendadas de baixa e média complexidade. A conquista da administração do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) prevê que sejam realizados inicialmente 100 procedimentos cirúrgicos por mês. Entre as cirurgias, as principais são as de hérnia, apêndice, cirurgias ginecológicas, vasectomia, fistulas anais, num total de 13 tipos de cirurgias. Até o momento, dezenas de cirurgias já foram realizadas, somente na última quarta-feira foram 12 procedimentos em um único dia. Outros 60 pacientes já estão com os exames e documentação em ordem e com as cirurgias agendadas, outros já estão viabilizando a documentação para que a data da cirurgia seja marcada.
Nas próximas semanas, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba deve se reunir com a diretoria do Hospital Municipal de Ibiúna para que novas cirurgias sejam pactuadas.
A estruturação do Hospital, que quase fechou pela situação em que se encontrava, só foi possível graças ao investimento na reforma do telhado, das salas cirúrgicas, na reforma e aquisição de equipamentos, entre uma série de ações realizadas na unidade, como a reforma da Casa da Gestante, da sala de parto, pré-parto, refeitório, compra de camas motorizadas, entre outras ações.
Neste primeiro momento, serão agendadas as cirurgias das pessoas do município que foram encaminhadas para Sorocaba e estão na fila há mais tempo, algumas há anos. A central de vagas ligará para esses pacientes mais antigos e agendará a consulta com o médico que pedirá os exames. Posteriormente, conseguindo zerar essa fila, será possível estender para pessoas de outras cidades.