Saúde

Dia Internacional de Conscientização sobre a Tireoide

Por Dra. Martha Jordão

No dia 25 de maio comemora-se o dia mundial da Tireoide. Este dia é dedicado aos pacientes com alterações tireoidianas e gera oportunidade de conscientização e alerta sobre as doenças desta glândula tão importante.
A tireoide é uma glândula pequena, localizada na região do pescoço e é responsável pela produção de T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina). Estes hormônios se ligam à receptores em diversos pontos do organismo, podendo desencadear sintomas quando a sua produção está em excesso ou em falta.
As doenças mais comuns da tireoide são de origem auto-imune e hereditária, portanto, pacientes devem estar atentos ao histórico familiar.
Os sintomas relacionados ao hipotireoidismo (produção hormonal insuficiente) são diversos, e alguns deles incluem sonolência, falta de energia, lentificação do ritmo intestinal, pele seca, unha quebradiça, queda de cabelo, retenção de líquidos, depressão, entre outros.
O hipertireoidismo (excesso de liberação/produção hormonal) desencadeia metabolismo muito acelerado, com aumento da frequência cardíaca, aumento do ritmo intestinal, sudorese, tremores, irritabilidade, emagrecimento acentuado, insônia, indisposição, entre outros.
Além dos sintomas citados acima, a alteração hormonal pode afetar de forma grave órgãos vitais como coração, fígado, rins e cérebro, além de interferir no metabolismo do colesterol, fertilidade, densidade óssea.
Não devemos nos esquecer que houve aumento no número de pacientes diagnosticados com carcinoma tireoidiano, e o autoexame da tireoide com a palpação deve ser incentivada na população adulta.

A autora é médica endocrinologista. Atende na Clínica Médica Ibiúna (Dr. Jodi). Tel: (15) 3248-3790 / 3241-1991 (Whats).

Comments

comments