Festa de Corpus Christi nas Paróquias de Ibiúna
Por Professor Eduardo
Tradição iniciada na Europa no século XIII e trazida para o Brasil com o catolicismo, introduzido por nossos colonizadores portugueses, a Festa de Corpus Christi celebra uma tradição religiosa onde o próprio Jesus Cristo, presente na espécie do pão consagrado, sai às ruas para abençoar o povo. Para tão grande presença, as pessoas se juntam para elaborar os tapetes com detalhes religiosos que lembram a data, juntamente com outros conteúdos da fé católica.
Depois de 02 anos (2020 e 2021) sem o evento, por conta da pandemia da Covid-19, na quinta-feira passada, 16 de junho, a festa voltou a acontecer. Diversas pessoas, de crianças a idosos, utilizando diversos materiais, foram elaborando o tapete para a procissão da missa das 15 horas, celebrada pelo Padre Éder, na Igreja Matriz.
A novidade neste ano foi que a Festa de Corpus Christi aconteceu nas diversas paróquias existentes. Além da Paróquia Nossa Senhora das Dores, aqui no centro, teve tapetes na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Residencial Europa; na Paróquia Santa Cruz, no Bairro Piaí; na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e São Roque, do Bairro Ressaca; além da Área Pastoral São Judas Tadeu, do Verava, onde a festa aconteceu na Comunidade São Paulo Apóstolo do Bairro dos Paulos.
Para o ano que vem, fica o convite para que mais pessoas participem nos diversos lugares onde já teve neste ano.