Grupo se une na luta pelos orgânicos de Ibiúna
A recém-criada Frente Parlamentar de Agroecologia se reuniu na sexta-feira (28), no Auditório Municipal, para o 1º Encontro Municipal de Agroecologia e Agricultura Orgânica de Ibiúna que tem como propósito apresentar políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura ecológica no município.
A Deputada Estadual Ana do Carmo (PT), que preside a Frente Parlamentar, juntamente com o Prefeito Eduardo Anselmo, reuniram-se com pessoas engajadas na causa agrícola, produtores, pesquisadores, sindicalistas e estudantes para apresentar as dificuldades, carências e trajetória da Agricultura Orgânica de Ibiúna.
Participante da Frente Nacional de Agricultura Orgânica, a Deputada Federal Iara Bernardi espera um salto de crescimento na agroecologia e na luta em defesa da saúde pública. “Esse debate pra nós é muito importante, os temas ambientais são muito importantes para Ibiúna porque a agricultura orgânica é uma marca significativa da cidade e reflete na saúde das pessoas.”, acrescentou.
O município é considerado o berço da Agricultura Orgânica no Estado de São Paulo, disse Ondalva Serrano, engenheira agrônoma da Associação de Agricultura Orgânica que é defensora de todo o processo produtivo construído em respeito às leis da natureza. “Quando o ser humano aprende a lidar com a terra respeitando a ciclagem do ar, da água, da matéria orgânica, da vida, de forma respeitosa e saudável ele assegura e garante para toda espécie humana a sua sobrevivência, infelizmente a produção natural é cada vez mais substituída pelo domínio da indústria que elimina a biodiversidade.”, ressaltou a engenheira.
Uma inovação no setor agroecológico é o Monitoramento por Satélite, que foi apresentado por João Mangabeira, Pesquisador da Embrapa, e tem como foco pesquisas e inovações para a agricultura, através do uso de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informação com referência geográfica. “A Embrapa trabalha em prol do desenvolvimento sustentável e busca contribuir para um modelo de desenvolvimento municipal sustentável por meio da ciência e do apoio ao planejamento”, ressaltou o pesquisador.
O evento contou também com a apresentação do pesquisador agroecológico Issao Ishimura, que participa da Comissão Técnica de Agricultura Ecológica. Segundo Issao o grupo promove a capacitação dos colegas ensinando conceitos científicos e técnicas sustentáveis já existentes e praticadas pelos agricultores.
Pedro Kawamura disse que espera trazer uma ação integrada da frente de agroecologia para Ibiúna tem como meta a sustentabilidade local e apresentou um projeto de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável além da preservação e ampliação da biodiversidade.