Número de casos de COVID-19 volta a aumentar em Ibiúna
O número de casos do novo Coronavírus teve um aumento significativo nos últimos 35 dias. Do dia 13 de novembro até o fechamento dessa edição, foram três novos óbitos registrados – número que pode aumentar já que há óbito suspeito de Covid. O que mais causou espanto, no entanto, foi o número de casos. No dia 13 de novembro eram 557 casos confirmados, ante 668 registrados até a tarde de ontem (16). Ou seja, foram contabilizados 111 novos casos, o que corresponde a mais de três pessoas que tiveram o diagnóstico de Covid por dia. Vale destacar que 578 são considerados curados. Ou seja, Ibiúna possui 90 pessoas com coronavírus atualmente, quase o dobro de 35 dias atrás: eram 47.
Sem o Hospital de Campanha, o atendimento dos pacientes com suspeita de COVID está sendo realizado em uma ala separada no Hospital Municipal, local que ficou conhecido como Covidinho, na Rua Milton Giancoli.
As festas de fim de ano preocupam os especialistas. “Todo mundo quer que o Natal chegue porque espera ver pessoas queridas, ter a sensação de que a pandemia vai terminar junto com o ano, mas ela continua. Evite aglomerações, faça confraternizações com pessoas com quem convive. Agradeça por ter passado ileso pelo coronavírus, mas sem festas”, pede a médica Sabrina Sabino, que integra a Sociedade Brasileira de Infectologia.
Fase Amarela
A alta dos números de casos do Covid-19 em todo o país fez com que o Governo Estadual, através do Plano SP, reclassificasse a Região Metropolitana de Sorocaba, onde Ibiúna faz parte, na fase amarela. Sendo assim, de acordo com o artigo 21, do novo Decreto Municipal nº 2.772, os estabelecimentos comerciais podem funcionar de segunda à sábado, das 9h às 19h, horário determinado em conversa com comerciantes. Aos domingos, somente farmácias, postos de combustíveis, mercados e supermercados poderão abrir. Hotéis devem funcionar com, no máximo, 40% da lotação máxima. Mais informações no site da Prefeitura de Ibiúna.