Colunistas

Mensagem aos candidatos a prefeito

Você quer ser prefeito? Ótimo! Está de parabéns, pois, em mais de cem municípios do nosso país há apenas um candidato à vaga de prefeito. Não é o caso do nosso município, onde temos nove candidatos à vaga.
Para merecer ser eleito, a principal virtude que um candidato deve ter é a honestidade. Mas, alguém já disse que pedir honestidade a um político seria como pedir virgindade a uma prostituta. Não concordo, pois, acredito que há, em algum lugar, político honesto. Inclusive prefeito. Um prefeito sem a virtude da honestidade é a pior coisa que pode acontecer a um município.
Outra virtude importante para um candidato a prefeito é a humildade. Sem ela, se eleito, não aceitará críticas quanto ao seu desempenho. Só as aceitaria se ele fosse capaz de autocrítica. Mas, geralmente, um prefeito não costuma reconhecer seus erros.
Uma terceira e fundamental virtude para um candidato a prefeito é o altruísmo, ou seja, amor ao próximo. O contrário de altruísmo é egoísmo. Um prefeito egoísta, que só pensa no seu bem-estar, não merece ser chamado de político no verdadeiro sentido da palavra. Para um verdadeiro político, como já observou o escritor e político romano Cícero (106-43 a.C.), a lei suprema deve ser o bem-estar do povo.
Ao praticar estas três virtudes – honestidade, humildade e altruísmo – um prefeito estará praticando a arte do político que, segundo o filósofo francês Helvécio (1715-1771), consiste em fazer com que cada um tenha interesse em ser virtuoso.

Claudino Piletti

Comments

comments