Quais medidas pretende implantar para melhorar a saúde pública?
Iniciando uma série de perguntas aos candidatos a prefeito de Ibiúna, o VOZ de IBIÚNA questionou quais as medidas pretendem tomar para melhorar o atendimento de saúde no município. Confira, abaixo, a resposta dos 09 candidatos a prefeito de Ibiúna.
A saúde pública está estruturada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelece que o Estado tem o dever de oferecer saúde a toda população. Portanto, a gestão eficiente é fundamental para atender a previsão legal. Os serviços devem estar agrupados de acordo com sua complexidade e consequentemente as medidas necessárias para melhorar o atendimento estão diretamente vinculadas aos ditames da lei. As providências que adotaremos já estão no Plano de Governo, ou seja, basta cumprir a lei.
Cida Ribas (PSDB)
Apesar de não ser médico, sei como a população deve ser tratada. A primeira iniciativa será encerrar os contratos superfaturados e municipalizar alguns serviços, bem como a mão de obra em todo o setor da saúde. Também vou adquirir equipamentos de baixa complexidade como Raio X, Tomografia, etc para diminuir o sofrimento da população com demora e viagens a outros municípios.
Charles Guimarães (PSL)
Primeiro vamos rever os contratos, para reduzir os custos e otimizar os serviços. Ampliar a Estratégia Saúde da Família, implantar o centro de diagnósticos de imagem municipal e informatizar todo o sistema de saúde, desde as UBSs rurais, centro de especialidades e pronto atendimento. Reativar o Centro Cirúrgico no Hospital para cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Ampliar os atendimentos no CAPS, para adultos e crianças. Vamos também criar o ‘Programa Remédio em Casa’ para pacientes de uso contínuo e de alto custo; reativar o ônibus da saúde para atendimento médico e odontológico na zona rural. Na saúde animal, vamos implantar uma clínica veterinária municipal.
Dr. Rodrigo (DEM)
De forma imediata rever os valores dos contratos de prestação de serviços na saúde publica. Com o devido planejamento implantar o PSF – Programa Saúde da Família e equipar a UBS – Unidade Básica de Saúde, que funcionará com medico diariamente das 8h as 17h, inclusive com entrega de medicamentos. Implantar a UPA – Unidade Pronto Atendimento, atendendo urgências e emergências. O objetivo é que o Hospital seja utilizado para internação, cirurgias eletivas de pequeno e médio porte e partos. Vamos montar o Centro de diagnostico por imagem. Intensificar investimento na prevenção de doenças levando aos munícipes maior comodidade próximo da sua residência.
Mário Pires (PRTB)
Em nossa gestão, investimos na qualidade do atendimento à população, aquisição de respiradores para instalação de UTI, implantação do ESF (Estratégia Saúde da Família), ambulâncias novas, dentre outras ações. Continuaremos focando a qualificação e melhora dos modelos de atenção à saúde básica, com atividades de promoção, prevenção e recuperação em saúde, realizando programas especiais para crianças, mulheres, homens e a melhor idade, com atendimento humanizado e acolhedor.
João Mello (PSD)
Acredito que 80% dos problemas de saúde pública podem ser resolvidos na atenção básica: prevenção, pediatria, obstetrícia, ortopedia, clínica e cirurgia geral.
Para eficiência da rede é necessário uma administração honesta, aperfeiçoamento dos recursos humanos e substituição dos equipamentos sucateados.
Edilson Fernandes (PT)
Melhorar a administração; olhar bem os contratos terceirizados; fazer que o funcionário público tenha um incentivo melhor de condição de trabalho para um rendimento melhor; ter um laboratório de análises clínicas próprio e instituir o Caps infantil em Ibiúna.
Carlos Pissarro (PMB)
A Saúde em nossa cidade encontra-se na UTI. Nossa proposta é reestruturar o Sistema Municipal de Saúde, tornando-o eficiente. Vamos equipar Hospital Municipal com Tomógrafo, Mamógrafo, Ultrassonografia 3D, Raio X de última geração e Sala Vermelha – semi UTI. Vamos implantar o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, com 17 especialidades médicas e Centro de Hemodiálise Municipal. Criaremos ainda a Central Resgastes e a Farmácia Dose Certa. Tudo isso será possível com o aumento da arrecadação e com rompimento de contratos que estiverem superfaturados.
Renan Godinho (Podemos)
Implantação da Estratégia Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde; Abertura das Unidades Básicas de Saúde com obras paralisadas; Aquisição de Novas Ambulâncias UTI; Construção do Centro de Saúde do Idoso; Construção do Centro de Saúde da Criança; Modernização dos leitos do Hospital, com novas acomodações e equipamentos ; Reativação da Agência Transfusional de Sangue; Aquisição de novos equipamentos para Emergência e Centro Cirúrgico; Retomada das Pequenas e Médias Cirurgias (Ginecológica, Urológica e Dermatológica).
Paulinho Sasaki (PTB)