Curtas da Política – Edição 394
Fábio é Paulinho; Eduardo é João
Os ex-prefeitos Fábio Bello de Oliveira (MDB) e Eduardo Anselmo Domingues Neto, o Professor Eduardo (PP), são os principais cabos eleitorais dessa eleição. Enquanto Bello é apoiador do candidato Paulinho Sasaki (PTB), com sua imagem estampada em todos os materiais divulgados até aqui do candidato, o Professor é do atual prefeito João Mello (PSD). Anteriormente cotado para ser vice, Eduardo abriu mão com receio de eventuais problemas jurídicos. O professor é cotado para assumir o cargo de secretário de Educação de um possível futuro governo de João Mello.
O ‘novo’
Com a insatisfação popular com os políticos tradicionais, as palavras renovação, mudança e ‘ficha-limpa’ estão frequentes nas primeiras propagandas divulgadas pelos candidatos. Fato é que, boa parte deles, já tiveram participação direta ou indireta com a política local. Dos candidatos, dois são vereadores: Charles Guimarães (PSL) e Dr. Rodrigo (DEM). Um já foi vereador por 16 anos: Paulinho Sasaki (PTB). Tem o atual prefeito João Mello (PSD), que também já foi vereador. Dois já atuaram em administrações anteriores: Cida Ribas (PSDB) foi secretária do Meio Ambiente em duas gestões (Fábio Bello e Coronel Darcy). Renan Godinho (Podemos) foi assessor de gabinete do ex-prefeito Coiti Muramatsu (PSDB) e também agente de segurança do gabinete.
Pegou mal
Em reunião na igreja da Ressaca, para discutir regras de debate eleitoral promovido pela comunidade católica, o candidato Renan Godinho (Pode) apareceu acompanhado de um segurança. A presença do brutamontes não pegou nem entre os demais candidatos e assessores presentes, segundo uma fonte ouvida pelo VOZ.
Educação
Ao final da reunião, Renan, seu assessor e o tal segurança deixaram o recinto sem cumprimentar os presentes, quebrando o clima de cordialidade. Nem mesmo o Padre Daniel, autoridade religiosa máxima ali presente, recebeu os cumprimentos de Renan.
Ausente
Na mencionada reunião, chamou a atenção a ausência de Paulinho Sasaki (PTB). O candidato não compareceu e não enviou assessor, de forma que sua participação no debate da igreja é um mistério.