Colunistas

O Brasil faz 198 anos

A data comemorativa mais importante do nosso país, o dia 7 de setembro não tem sido devidamente valorizado pela maioria da população, a não ser como um dos feriados mais esperados. Aprendemos na escola desde pequenos que o 7 de setembro de 1822 significou a nossa emancipação política de Portugal. O Brasil surgiu então como mais uma nação independente da América.
Em tempos de pandemia e de ameaça à democracia, a independência deveria ser defendida por todos os cidadãos. Não digo “cidadãos de bem” porque essa qualificação foi tomada pelos fascistas e outros grupos de extrema direita para designar seus partidários nem sempre do bem.
São 198 anos do Brasil marcados por períodos autoritários e lutas da sociedade por um país mais justo e democrático. É essa democracia que nos permite discordar da política vigente, defender nossos pontos de vista e, principalmente, defender a independência do nosso país. A subserviência aos Estados Unidos e a entrega de nossas riquezas às potências estrangeiras tem sido a política defendida por Bolsonaro. Mais do que nunca o Brasil depende dos seus cidadãos para garantir a independência. É preciso que todos estudem mais a história da nossa pátria para não repetirmos os erros do passado.

Carolina Saito

Comments

comments