Plataforma CLOE apoia rede municipal de Ibiúna no ensino remoto
Parceria gratuita capacitou educadores para esse novo modelo de ensino e auxiliou nas atividades a distância dos estudantes
Com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid-19, escolas públicas e privadas tiveram as aulas presenciais suspensas e, com isso, precisaram correr contra o tempo para se adaptarem a uma nova forma de ensino: o remoto. Preocupada com a continuidade da aprendizagem dos alunos e capacitação dos educadores para atender a esse novo formato, a rede municipal de ensino da cidade de Ibiúna, interior de São Paulo, realizou uma parceria com a Cloe, plataforma digital de aprendizagem ativa da Camino Education. Desde o início da pandemia, 63 escolas tiveram acesso à plataforma de forma gratuita e cerca de 500 professores foram capacitados para a utilização da ferramenta e metodologia.
O programa oferecido pela Cloe, focado no Ensino Infantil e Fundamental I, permitiu que os estudantes dessem continuidade às atividades escolares por meio da aprendizagem ativa, metodologia pedagógica pela qual os alunos, em conjunto, ativamente aplicam os conteúdos que aprendem, na resolução de problemas. “A Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa, que desenvolve as habilidades dos estudantes em todos os componentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As expedições foram adaptadas para o ambiente remoto e as escolas que aderem à plataforma hoje podem continuar seu processo de aprendizagem”, afirma Bruno Gebara, diretor da Cloe.
“No início da pandemia, com a suspensão das aulas, foi desafiador para nós lidar com todas as novas necessidades para o ensino remoto; a Cloe veio para somar e tirar o peso das costas do educador, servindo como um guia para as atividades diárias dos alunos, mesmo àqueles que não têm acesso à internet”, conta Sandra Luz Camargo, diretora de Divisão do Ensino Municipal de Ibiúna. Segundo ela, os professores providenciaram a impressão das atividades da plataforma para encaminhar aos estudantes que não tinham estrutura, como internet e computador, para acompanhar as aulas em casa, iniciativa que possibilitou a inclusão e continuidade dos estudos.
Além disso, com a metodologia ativa, o protagonismo do aluno é evidenciado e o educador tem um papel fundamental como guia dessa aprendizagem. Por isso, os educadores da rede de ensino municipal de Ibiúna passaram por treinamento on-line para se adaptarem ao novo modelo de ensino e conseguirem aproveitar a novidade junto aos alunos. “Alguns professores tinham familiaridade com o ensino on-line, e a parceria possibilitou a formação para a adaptação dos educadores nesse cenário que exigiu flexibilidade e versatilidade”, afirma Sandra.
Premiação
A professora Eliane Cristina de Freitas, da Escola Municipal Ubirajara Pedroso Domingues, em Ibiúna, foi premiada com um IPad, após sorteio realizado entre os educadores que avaliaram a plataforma. A pesquisa de satisfação da Cloe teve a participação de cerca de 230 educadores de escolas públicas e privadas espalhadas por diversos estados do Brasil e indicou uma avaliação positiva de mais de 70% dos professores que atuam na rede pública, apesar de apontarem limitações relacionadas à infraestrutura das escolas, não há impedimento para a utilização da plataforma. “Gostei muito de utilizar a Cloe, uma plataforma bem didática e com ferramentas muito interessantes, enriquece muito as aulas, principalmente neste momento em que precisamos nos adaptar a esse novo modelo de ensino com atividades a distância e uso da tecnologia. Estou ansiosa para utilizar a Cloe nas aulas presenciais, sem dúvida será um diferencial nas minhas aulas. Sobre o sorteio, eu ganhei um IPad que será muito útil como ferramenta educacional”, conta Eliane.
Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema.
Fonte:Mira Comunicação.