Editorial

Eleição 2020: conte com a nossa cobertura

Com a decisão do Congresso Nacional em adiar as eleições para 15 de novembro, candidatos e eleitores terão 42 dias a mais para, enquanto os pretensos governantes e legisladores apresentam suas propostas, os eleitores poderão analisá-las para, no dia do pleito, escolher quem serão os futuros vereadores e o prefeito. Na eleição deste ano, chamada de eleição municipal, os eleitores votarão em dois cargos, somente. O adiamento das eleições se deu por conta da pandemia do Coronavírus. Apesar de ser uma recomendação de autoridades sanitárias do país, consultadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda é desconhecido se, de fato, no mês de novembro a situação estará mais controlada. Certo é que a eleição deste ano será diferente; as campanhas contarão com influência digital muito maior do que nos pleitos municipais anteriores. Como em nossa cidade não dispomos de rede de televisão, a internet será, certamente, principal meio de debate, de apresentação de propostas e indagações. Nós, do VOZ de IBIÚNA, além da edição impressa, prometemos acalorar o debate por meio dos canais nas plataformas online.
Para isso, desde esta edição, estamos indagando os candidatos sobre opiniões, respeitando a legislação eleitoral, que autoriza a campanha propriamente dita somente a partir de 27 de setembro. Nessa data os candidatos poderão divulgar seus números eleitorais e pedir votos. As convenções para definição dos candidatos irão acontecer entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro. Os registros de candidatura poderão ser realizados até o dia 26 de setembro, ou seja, pouco mais do que dois meses e meio a frente.
Embora o novo calendário pareça ter dado um pouco de folga, diante da impossibilidade do contato pessoal, do famoso corpo-a-corpo, por conta da pandemia a fase de pré-campanha já se torna demasiadamente importante para que os eleitores possam conhecer quem são os candidatos: histórico, propostas, partido e composição política, entre outras questões. Por isso, o VOZ, que acompanha eleições municipais de Ibiúna desde a redemocratização, em 1989, fará mais uma cobertura, de maneira democrática, dando espaço a manifestação de todos os candidatos, principalmente para cargo Executivo, tanto no impresso quanto no digital. Nosso objetivo é simples, ajudar você (e)leitor a decidir com consciência. Ainda que tenhamos nossas preferências – e jamais escondemos isso –, procuraremos fazer uma cobertura isenta, buscando informações dos candidatos, dando espaço a manifestação, contribuindo, mais uma vez, com a definição de nossos eleitores.
Por ora, nove candidatos a Prefeitura se apresentam: Carlos Pissarro (PMB), Charles Guimarães (PSL), Edilson Fernandes (PT), Fábio Bello (MDB), João Mello (PSD), Manoel da Silva Pinto (PTC), Mário Pires (PRTB), Renan Godinho (Podemos) e Rodrigo Lima (DEM). O Professor Eduardo (PP) não estará na disputa. Paulinho Sasaki, que anunciou não concorrer ainda no início do ano, pode rever a posição e ser o 10º nome. O PSDB também não informou quem será o candidato da sigla que, por histórico, tem lançado candidato a prefeito na cidade.
Assim, damos o pontapé nessa edição, para fazermos uma cobertura jornalística das eleições deste ano e informar para você decidir: quem será o prefeito de Ibiúna a partir de 2021?
Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

Comments

comments