Depressão: como prevenir ou tratar
Dra. Laís Rubinatto
Sabe-se que atualmente os transtornos depressivos vem se tornando um assunto muito discutido na mídia, o que faz com que a população perceba certos sinais, podendo procurar ajuda especializada.
A depressão é uma doença que afeta cerca de 15,5% da população brasileira ao longo da vida, sendo hoje a quarta doença causadora de incapacidade laboral.
A doença pode ser causada por predisposição genética, alterações bioquímicas cerebrais e fatores sociais que podem desencadear um quadro depressivo.
Os principais sintomas são tristeza, desinteresse pelas atividades que antes traziam prazer, indiferença, sentimentos de desvalia, irritabilidade, impaciência, aumento ou diminuição do apetite, aumento ou diminuição do sono, pensamento lentificado, dificuldade em concentração, problemas de memória, redução do interesse sexual, sintomas físicos como dores pelo corpo, cansaço, mal estar, dores no peito e angústia.
O diagnóstico é feito por um profissional médico capacitado ou profissionais da área da saúde mental; dependendo do quadro deve ser tratado com sessões de terapia e tratamento medicamentoso.
É importante lembrar que existem formas de prevenir a depressão, através de uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de álcool e drogas ilícitas, evitar o estresse do dia-a-dia com atividades prazerosas, diminuir as doses diárias de cafeína, rotina de sono regular e rotina médica regular.
A autora é psiquiatra. Atende na Clínica Médica Ibiúna (dr. Jodi) – (15) 3248-3790 e (15) 99661-5968 Whats.