Curtas da Política
Prefeito intimado: o prefeito João Mello (PSD) foi notificado oficialmente pela Câmara Municipal quanto a abertura do Processo de Cassação por parte do Legislativo. A intimação foi publicada na última sexta-feira, por meio do jornal Imprensa Oficial, com versão online, divulgado pela própria Prefeitura de Ibiúna. Agora, o prefeito terá 10 dias para apresentar a defesa prévia para passar a ser contado o prazo para que a Comissão Processante dê seguimento a apuração das denúncias levantadas visando a cassação do alcaide. Como o mês de julho tem o recesso legislativo, o trabalho da comissão deve ser concluído apenas em setembro.
Prefeito intimado 2: O prefeito João Mello (PSD), desde que foi aberto processo visando a sua cassação na Câmara Municipal, ficou ausente dos holofotes e da Prefeitura de Ibiúna. Funcionários do Legislativo reclamaram que tentaram encontrar o prefeito no paço por mais de 20 dias. Mello voltou aos holofotes na Festa de São Sebastião, no sábado, dia 25. No coreto, antes de recepcionar o Santo, segundo fontes ouvidas pelo jornal, o prefeito teve um desentendimento com o advogado Mário Pires. Os dois chegaram a trocar empurrões antes de serem afastados por seguranças e por um dos padres que estava no local. Mário Pires encabeçou um projeto para revogar a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que impactou aumento no IPTU. Para o prefeito, o advogado prejudicou a arrecadação do município.
Mudanças: O prefeito João Mello está fazendo mudanças em sua equipe de governo. Primeiro, quem deixou a equipe, a pedido, alegando motivos particulares, foi o ex-vereador Carlinhos Marques. Logo em seguida, a secretária de Obras, Priscila Ferrer, e de Turismo, Sandro Cobello, foram exonerados. Tudo no início de maio. Por fim, a diretora do Hospital, Tiele Lopes, também foi demitida. Até o momento, o ex-vereador Odir Bastos assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio, e Benedito Ribeiro da Costa Junior assumiu a pasta de Esportes. Ainda não foi divulgado o novo diretor do Hospital Municipal.
Rozi pede informações
Na última sessão da Câmara, terça-feira (4), a vereadora Rozi da Farmácia (PTB) apresentou três requerimentos solicitando informações a Prefeitura de Ibiúna. A primeira delas foi referente as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paruru. A vereadora questionou o valor da obra, empresa responsável, prazo de entrega e ainda solicitou cópia do contrato firmado entre o Executivo e a empresa responsável. Vale lembrar que as obras tiveram início em 2014, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini (PT).
A vereadora ainda pediu informações sobre as providências que estão sendo tomadas para melhorar o sistema de transporte público. Segundo ela, o sistema está precário e a qualidade dos ônibus são péssimos, prejudicando trabalhadores e estudantes do município. Por fim, a vereadora pediu ainda informações sobre as medidas da coleta de lixo, como equipamentos de proteção individual dos coletores e sobre os caminhões utilizados nos serviços.