A Tradição da Festa de São Sebastião
Pe. Samuel Campos
A importância da festa de São Sebastião é notada quando vemos a tradição em nossa vida; quando lembramos de Tradição, sim com “T” maiúsculo, podemos remeter aquelas lembranças de fé que recebemos de nossas pais e que foram transmitidas pelos primeiros cristão e que chegaram a nós hoje. Nos dias de hoje, recebemos está fé de cada Romeiro de São Sebastião; quando olhamos as fotos do passado lembramos de tantos que passaram pela festa e que, de algum modo, com a sua vida, nos deixam essa tradição. Lembramos da Dona Terezinha Machado, a nossa Romeira de todos os anos; ainda me lembro em seu último ano de Missa no Sertão quando ela, pela idade, já não podia mais vir com São Sebastião, mas fazia questão de caminhar alguns poucos passos com o Santo para começar a caminhada.
Lembramos de dona Mafalda Nanni, que durante muitos anos cantava como ninguém com sua voz grandiosa “Mês de Maio, mês de maio; todo ano, todo ano têm; festa de São Sebastião” (sic).
Lembramos da tão querida irmã Denise e sua mãe dona Lili, que por muitos anos cantaram nas missas da novena e outras missas. Lembramos também do senhor Roque José, que sempre bradava em alto e bom tom: “Ibiúna está feliz”.
Dentro de tantas lembranças daquilo que faz a festa de São Sebastião ser inesquecível, é justamente cada uma das pessoas que passaram e passam por aqui nesta época tão especial do ano.
A Festa é feita por padres que por aqui passaram, como Monsenhor Elídio Mantovani, Monsenhor Antônio Pepe, Lourenço e Lourencinho, Padre Luiz e Paulo Pimentel, Machado e tantos outros. A festa somente existe por pessoas anônimas e conhecidas que ajudam, como os irmãos Carlos e Chiquinho que tantos anos com amor e zelo decoram os andores.
Isso sim é festa! É esperar o Sábado para poder ver como será o andor de São Sebastião que vem carregado pelas mãos do povo. Lembramos tantos andores com suas luzes e espelhos.
Enfim, a festa é tudo isso. A festa somos nós, eu e você, que lê o jornal que todos os anos nos encontramos aqui com fé e amor, reverenciando nosso Santo de Devoção.
Viva São Sebastião e o Divino Espirito Santo!