Curtas da Política
Possível cassação acelera calendário político
A abertura do processo de cassação do prefeito João Mello (PSD) tem movimentado os bastidores políticos. Há um ano do início do processo eleitoral, na Câmara Municipal, pelo menos, a possível ascensão ao cargo de prefeito do atual vice, Valdemar Cardoso (Sdd), é encarada como uma possibilidade real. Vereadores da base aliada e da oposição acreditam que, se assumir a prefeitura, Valdemar será candidato natural à reeleição.
PEC para unificar eleições tem parecer favorável
O Relator na CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), emitiu parecer favorável, em relação ao entendimento da PEC 376, de 2009, de autoria do deputado federal Ernandes Amorim (PR), que estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos, aumenta de 8 para 10 anos o mandato de Senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim ao instituto da reeleição para os cargos do poder executivo. Caso a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados, no Senado e sancionada pelo Presidente da República antes de 04 de outubro, as eleições municipais marcadas para 2020 serão postergadas para 2022 – juntamente com as eleições que elege deputados, senadores, governadores e presidente.
Contas Aprovadas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer pela aprovação das contas da Prefeitura de Ibiúna referente as movimentações de 2016, época em que o mandatário era o ex-prefeito Fábio Bello de Oliveira (MDB). Agora, após transitar no Tribunal, as contas irão para apreciação do legislativo local, que pode rever a decisão do TCE ou confirmar.