Nível da Represa de Itupararanga volta subir com intensas chuvas
Principal reservatório da região abastece Sorocaba e também Votorantim, Alumínio, São Roque e Mairinque.
As chuvas acima da média registradas nas última semanas mudaram o cenário na principal represa da região: Itupararanga. O volume de água subiu e voltou a alagar parte do reservatório, que estava completamente seco. No trecho entre Ibiúna e Mairinque, um braço da represa estava completamente seco, no início de janeiro. Com as chuvas, o local voltou a ficar alagado e as águas deixaram as pedras do manancial submersas. Em janeiro, a represa estava com 45% da capacidade, a água recuou mais de 200 metros e os pescadores tinham que andar bastante para se aproximar dela. Agora os pescadores voltaram a encontrar a água bem mais perto de onde costumam ficar.
A volta da água aos poucos para a área só foi possível porque choveu bem na área da represa nas últimas semanas. Foram 310 milímetros de chuva durante o mês de fevereiro em Mairinque, 56% a mais que a média do mês, que é de 198 milímetros.
Na área de Piedade e Ibiúna foi onde choveu mais. O volume durante o mês foi de 337 milímetros, 70% acima da média. Com isso, o volume da represa passou a ter mais da metade da capacidade, 54%.
É preciso acumular água durante o verão para garantir o abastecimento nos meses de estiagem. É de lá que saem 80% da água que abastece Sorocaba e também Votorantim, Alumínio, São Roque, Ibiúna e Mairinque.
Em Votorantim, na área da barragem, dá para ver que o nível ainda está baixo para o período do verão, quando costuma chover mais. Nas margens é possível ver as prainhas nos pontos onde a água baixou.
Agora é esperar pela chuva em março e manter a economia de água para que o abastecimento não fique comprometido quando chegar o período da seca.
Fonte: TV Tem