Colunistas

O estresse é sempre vilão?

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, e significa ”pressão”, “tensão”. Todas as pessoas passam por momentos, longos períodos ou ainda uma vida inteira estressante. O estresse pode ser realmente sério e perigoso e atingir um nível prejudicial à saúde, no desempenho escolar ou profissional, na vida social, podendo se tornar difícil de lidar. Isso porque o estresse pode afetar o humor e a capacidade de pensar com clareza. Também pode enfraquecer o sistema imunológico e torná-lo mais suscetível a doenças. O estresse crônico pode desencadear problemas de saúde ou piorar os já existentes, como a hipertensão, arritmias, problemas digestivos, depressão, ansiedade, insônia, queda de cabelo, problemas de pele, dores de cabeça, esgotamento físico, síndrome do pânico etc. Cabe procurarmos fazer o que nos é prazeroso, diminuir o ritmo de atividades, descansar, espairecer, socializar, se alimentar bem e até procurar ajuda médica, se necessário for.
Mas você já pensou que o estresse também pode ser benéfico?
Pensemos por outro ângulo. Sentir estressado pode ser perfeitamente normal e até positivo. O estresse é favorável e vantajoso quando pode ser uma grande força motivadora para desenvolver reações benéficas nas pessoas, como quando sentimos ameaçados, desafiados, ou em perigo. O estresse faz com que nosso organismo reaja, libere substâncias e hormônios que provocam reações, nos deixando mais alertas, mais fortes, mais ágeis, mais vigilantes, mais focados. Sob pressão, podemos ter reações que nos impulsiona a resolver problemas com mais energia, nos tornando até mais produtivos.
Prof. Dr. Juan Carlos Pachón – professor e médico cardiologista clínico e intervencionista. Atende na Clínica Médica Ibiúna, telefone: (15) 3248-3790 / Wats (15) 99661-5968.

Comments

comments