Educação

Programa Nascentes preserva vegetação e qualidade das águas

Quer aproveitar a oportunidade de recuperar áreas em sua propriedade de forma gratuita?

O Programa Nascentes tem como objetivo a preservação e a recuperação da vegetação que contribui para a produção de água com qualidade. O Programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e auxilia proprietários rurais, prioritariamente os de pequeno porte, para que realizem, sem custos, a restauração de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades.
Para participar os proprietários rurais interessados podem se inscrever cadastrando sua área rural no CAR (Cadastramento Rural) na Secretaria da Agricultura, onde irá integrar o Banco de Áreas Disponíveis para restauração ecológica em locais relevantes para a segurança hídrica e biodiversidade, como nascentes, cursos d’água, áreas íngremes ou locais que conectam fragmentos florestais. O proprietário, ao cadastrar sua área, poderá ser selecionado para receber a restauração de matas ciliares e de entorno de nascentes em sua propriedade de forma gratuita, sendo financiada por empresas que precisam cumprir Termos de Compromisso de Recuperação Ambienta (TCRA’s).
O Programa Nascentes também amplia a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; para proteção de áreas de recarga de aquífero; para ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais na região de Ibiúna, especialmente para plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água. O incentivo ao Programa Nascentes é uma das ações como metas previstas no Plano Municipal da Mata Atlântica, elaborada e aprovada recentemente.
Cadastre-se na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e na Secretaria Municipal da Agricultura. Para mais informações: (15) 3241-5129 – Secretaria do Meio Ambiente e (15) 3241-2410 – Secretaria da Agricultura.

Comments

comments