Colunistas

A escolha do governador: questão de ordem

Ana C. Piletti

A corrida eleitoral segue conturbada neste segundo turno, especialmente entre os presidenciáveis. As redes sociais tornaram-se palco de inimizades e brigas por conta de opiniões políticas divergentes, inclusive entre familiares. Como representante maior do país, as discussões sobre quem será o próximo presidente ficam em evidência. Porém, a escolha do governador parece ficar em segundo plano, tanto na pauta dos grupos de mídia quanto nas conversas entre amigos, colegas e parentes. Mas, será que deveríamos nos preocupar tanto com a decisão de quem vai conduzir nosso estado?
Para responder a esta pergunta, vale um exercício de reflexão: Quem vai defender os interesses do nosso estado junto ao presidente? Quem vai decidir sobre a segurança pública, a saúde, a educação e questões de infraestrutura tais como transporte, estradas, abastecimento etc. na esfera estadual? Esse papel é do governador, ou seja, ele será responsável pelas decisões que afetam nosso cotidiano de forma mais próxima e concreta.
Então, questão de ordem seja concedida para que estes últimos dias que precedem à decisão final sobre quem vai governar nosso estado pelos próximos quatro anos, sejam dedicados a conhecer mais sobre a trajetória e propostas dos candidatos. O que precisa ser feito em relação ao policiamento? Sentimo-nos seguros ao sairmos de casa para trabalhar? Ficamos tranquilos em nossas casas? E as escolas públicas estaduais? Os professores têm sido valorizados? Os estudantes têm recebido um ensino de qualidade? Quais propostas para avançarmos nestes pontos? Quanto à saúde, quais hospitais são administrados pelo governo estadual? Como é o atendimento? O que será mudado? E como anda o transporte público intermunicipal? E as estradas sob a responsabilidade do estado? Quais são as propostas para estes aspectos?
Talvez estas perguntas possam nos ajudar a buscar informações e a decidir com mais propriedade por um candidato que seja mais capaz de administrar com eficiência, transparência e ética nosso estado.

Comments

comments