O que fazem os políticos que iremos eleger
Os brasileiros irão às urnas no próximo domingo escolher deputado federal, estadual, dois senadores, governador e presidente. Veja um resumo sobre a função dos quatro primeiros cargos a serem escolhidos, pela ordem.
Deputado Federal
Os deputados federais são nossos representantes, os representantes do povo. São responsáveis pela criação e modificações das leis. O período do mandato de um deputado é de quatro anos e não há limite para reeleição.
As leis por eles formuladas são sancionadas pelo presidente da república.
O sistema que os elege é proporcional, ou seja, se um deputado não tiver alcançado uma quantidade razoável de votos, ele poderá ser eleito de acordo com o número de votos conseguidos na legenda do seu partido.
Deputado Estadual
Com o mesmo sistema dos deputados federais, os estaduais são eleitos também pelo sistema proporcional, considerando os votos da legenda de seu partido.
Suas tarefas estão agregadas às sugestões e alterações das leis estaduais. Fiscaliza as contas do governo estadual, cria comissões parlamentares de inquérito e participa ativamente nas funções da Assembleia Legislativa Estadual.
Não há limite de reeleição e seu mandato é de quatro anos.
Senador
Os estados brasileiros são representados pelos senadores e em cada estado são eleitos três e essa quantidade não muda. Também não há limite para reeleição e seu mandato é de oito anos.
Sua função é semelhante à de um deputado. Elabora as leis, vota a respeito de projetos de leis criados pelo presidente e pelos tribunais superiores. Passa em revista as decisões da Câmara dos Deputados.
Governador
Em cada estado há um governador sendo o cargo mais importante dentro do Estado. Dentro sua função está sua representação em suas relações jurídicas, administração estadual, além de sua participação política e administrativa.
Os interesses do Estado junto à Presidência estão a cargo do Governador, com as tarefas de buscar investimentos e obras federais. Também tem o período de quatro para governar podendo ser reeleito.