NotíciasPolicial

Justiça condena 12 guardas municipais de Ibiúna por organização criminosa

Operação do Gaeco de Sorocaba prendeu parte dos homens em fevereiro de 2017. Penas chegam a 30 anos.

Os guardas municipais de Ibiúna (SP) presos em fevereiro de 2017 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Núcleo Sorocaba foram condenados por organização criminosa. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (4).
Segundo o Gaeco, as investigações contra os 12 guardas apontaram que eles agiam de acordo com a maior facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado de São Paulo, protegendo os pontos de tráfico espalhados pela cidade em troca do pagamento de propina.
A Justiça sentenciou Daniel Leandro Valêncio e Edivando de Oliveira Bueno a 30 anos de prisão; Alexandre Alves Cordeiro a 25 anos; Wanderson Cleiton Lourenço de Carvalo, Wagner Wellington Sobrinho e Reinaldo Melo Souza a 22 anos; e Reginal de Olveira, Agrimar Antônio do Prado, Edson de Assis Carmo, Rodrigo Watermann, Everton Vinicius Pedreiro e Gilberto Alves Fogaça a 7 anos.
A decisão também fixou a perda dos cargos ou funções públicas por oito anos a partir do cumprimento da pena.
Os crimes
Ainda conforme as apurações do Gaeco na época, os guardas forjavam ocorrências policiais contra qualquer um que atrapalhasse a atividade ilícita da facção, que tinha como a maior fonte de renda o tráfico de drogas.
Além disso, o Gaeco apurou que eles tinham informações privilegiadas para repassar aos traficantes.
Em outubro de 2016, cinco guardas municipais foram presos na operação do Gaeco em conjunto com o Ministério Público de Ibiúna. Ainda estão foragidos Alexandre Alves Cordeiro e Wanderson Cleiton Lourenço de Carvalho.
Reconhecimento
O VOZ e a população reconhecem os esforços que a atual equipe da Guarda Civil Municipal atuando no município de maneira responsável e correta. Haja visto que entre janeira e maio de 2018 a GCM recuperou mais de 2 milhões em cargas roubas, 15 prisões em flagrante, 11 carros roubados e recuperados, além de atender mais de 380 ofícios de policiamento, incluindo festa religiosas e eventos oficiais.
Fonte:G1 (https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/justica-condena-12-guardas-municipais-de-ibiuna-por-organizacao-criminosa.ghtml)

Comments

comments